Da Escola Municipal Teodoro Sampaio para os grandes tribunais do mundo, Rodrigo Coelho, orgulho do Nordeste de Amaralina acaba de conquistar o titulo de Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas. Rodrigo defendeu sua tese na ultima sexta-feira, (7), em São Paulo na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Conheça a história de Rodrigo

Rodrigo Menezes Coelho nasceu na zona rural de Castro Alves. Filho de mãe solteira, passou a infância sob os cuidados da avó e da bisavó. “Minha mãe me deixou com meus tios e minhas avós para trabalhar de doméstica e de costureira em salvador. Eu a via uma ou duas vezes por ano e todas as vezes que ela partia para ir embora parecia que um pedaço de mim partia junto”, lembra emocionado.

Sua bisavó era analfabeta, porém muito sábia. Costumava sempre lembrar ao bisneto que o estudo era a coisa mais importante que um homem poderia ter. “Eu deveria estudar para ser um Doutor, porque ela teve oportunidade e na “mocidade” nunca quis”, lembra Rodrigo.

Na cidade onde nasceu e passou os primeiros anos da sua vida não havia luz elétrica, água encanada, nem asfalto. A escola que existe até a data de hoje somente ensinava até a 4ª série do ensino fundamental. “Quando o aluno completava os estudos tinha apenas uma escolha ou ia trabalhar na roça, os homens em sua maioria, e as mulheres iriam tonar-se “escravas” trabalhado como empregadas domesticas e dormindo nos serviços”, conta Coelho que nessa época já, apesar da pouca idade, já se inquietava com as injustiças sociais.

Ao chegar em Salvador, quando finalmente veio morar perto da sua mãe, Dona Loizia, desembarcou no bairro da Santa Cruz, mais precisamente na Rua Olegário Mariano.  Matriculou-se na Escola Municipal Arthur de Sales e, posteriormente, foi para a Escola Teodoro Sampaio, onde fiquei até a 8ª série. “Ali fiz amigo, professores, colegas e irmãos quem me acompanham até a data de hoje. Fui um dos primeiros monitores de informática da escola, organizava campeonatos de futebol, gincanas, participamos de diversos projetos que já buscava melhorar a escola”, conta orgulhoso.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Odorico Tavares, onde foi um dos fundadores do Grêmio Estudantil, vice-presidente e posteriormente eleito presidente do Grêmio Estudantil Revolucionários do Odorico Tavares, cujo nome ainda hoje é mantido com a sigla GEROT. A experiência adquirida no movimento estudantil é vista por Rodrigo como de suma importância na sua formação, sobretudo, política: “No grêmio estudantil defendi  o direito de uma escola pública de qualidade  e  inclusiva, participei ativamente da revolta do buzu  contra a alta das passagens de ônibus em Salvador e lutei incansavelmente  para que a Secretaria de  Educação melhorasse as condições de ensino na escola, denunciou a escola  através de programa de televisão e defendeu a greve dos estudantes que  ensejou na exoneração da direção da  escola”.

Nordesteusou – E foi com Jefferson Borges, amigo dos tempos do Teodoro Sampaio, e que, por opção do destino, acabaram se reencontrando no Odorico Tavares, que fundou, em 2011, o Nordesteusou (NES). “O NES é um instrumento de contrapor os a visão equivocada que se tem no Nordeste. Além  de ser um mecanismos utilizado para que possamos ajudar a nossa comunidade através da possibilidade de cobrar o poder público  sobre papel responsável e seu compromisso com o povo”, salienta Coelho.

Formação – Findado o segundo grau, ingressou na Faculdade de Engenharia, após ter conseguido uma bolsa de estudos do PROUNI e mais uma vez participou ativamente da vida acadêmica. Foi eleito presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia da Computação da Faculdade Área 1.

O tempo prega surpresas e o curso de Engenharia ficou para trás para que Dr. Rodrigo Coelho, pudesse ingressar no Curso de Direito. A inquietação em lutar contra as injustiças e defender, sobretudo, aqueles que se encontram às margens da sociedade falou mais alto.  Mais uma vez aprovado através do PROUNI. No curso de Direito participou do Diretório Acadêmico e foi derrotado em sua primeira disputa. Aguardou a gestão terminar e candidatou-se novamente,  tendo conseguido 90% dos votos. Tornou-se presidente do Diretório Acadêmico de Direito Dr. Waldir Pires , da Escola  Baiana de Direito. Colou grau no dia 2 de janeiro de 2011, sendo um dos destaques turma. Foi o orador da turma. No ano de 211 foi aprovado no exame da ordem dos advogados do Brasil, passando a poder ser chamado Advogado.

Em 2014 ingresse no curso de Especialização em gestão Estratégicas de Políticas Públicas, pela Perseu Abramos e UNICAMP, onde concluiu o trabalho sobre o congestionamento nos grandes centros urbanos. Em 2017 passei no mestrado para Estado, Governos e Políticas Públicas, 700 inscritos e 70 foram aprovados em duas turmas. “Como mestre em políticas públicas sei que posso ajudar a minha comunidade e minha cidade e sobretudo na possibilidade de planejamento e discussões sobre o que melhor para nosso povo. Precisamos planejar as políticas públicas que são implantadas e quais os benefícios para nossa gente. Não basta só querer, tempos que pensar e ouvir as pessoas para podermos planejar melhorias como educação, saúde,  segurança, emprego e renda e saneamento básico”, ressalta o advogado.

Rosemberg – O deputado estadual Rosemberg Pinto entrou na vida de Rodrigo ainda na época da faculdade e tão logo formou-se foi trabalhar na equipe do deputado. De acordo com Rodrigo, a admiração e o aprendizado são os aspectos mais importantes desses anos de convivência: “Trabalhar com Rosemberg é um aprendizado. Comecei a trabalhar quando ainda era recém formado e tenho ao longo dos anos aprendido a cada dia. Deputado Rosenberg é um homem de diálogo e isso tenho levado para a minha vida É assim que temos conduzido o nosso trabalho junto ao Nordeste e as demais comunidades”.

Nordeste de Amaralina – Uma paixão? O Nordeste de Amaralina. “O Nordeste é minha casa, aqui eu tenho meus amigos, meu povo, minha gente. Berço cultural e de um povo de resistência. Me orgulha muito poder dizer que sou filho desta comunidade”.