spot_img

[VAQUINHA ONLINE] Aluno de escola pública da Santa Cruz vence projeto Internacional.

Published:

Luis Fernando, 13 anos, estudante de Escola Teodoro Sampaio, foi o grande vencedor do projeto “Era uma vez… Brasil” e representará o Nordeste de Amaralina em Portugal, porém encontra dificuldades financeiras para arcar com despesas.

Como diz a catadora de sonhos Carolina Maria de Jesus: “Ah, comigo o mundo vai modificar-se. Não gosto do mundo como ele é”. Partindo das sabias expressões de uma das principais escritoras negras do Brasil, que travou uma luta contra adversidades sociais e econômicas para sonhar, por meio da leitura e escrita, seguindo seus passos o estudante de 13 anos, Luis Fernando, morador da Santa Cruz, almeja transformar sua realidade. “Acredito no meu potencial, e com meus estudos irei longe”, pontua o garoto.

De família humilde, o menino compartilha uma casa simples na Rua 7 de Abril no bairro da Santa Cruz, com a mãe, a diarista, Evanilza de Jesus, 45 anos, e do eletricista Hélio de Jesus, 57 anos, além do seu irmão mais velho, Pedro Henrique, 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio e ajuda nos custos vendendo geladinho na escola. O adolescente encontra na sua família os valores fundamentais para sonhar e correr em busca dos seus projetos.

Com ajuda do corpo docente da Escola Municipal Teodoro Sampaio, e principalmente do professor de história Renilson Miranda, o jovem do 8º ano, se inscreveu e participou do projeto “Era uma vez…Brasil”, voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública de ensino. Após passar nas etapas classificatórias entre milhares de estudantes de escolas públicas de Salvador, Luis Fernando se consagrou como campeão. “Acreditei no poder dos meus sonhos, me dediquei bastante, com muita disciplina, passei!”, diz vitorioso o menino, que consegue vaga no intercâmbio em Portugal.
Para a vice-diretora da Instituição Ana Claudia a conquista do garoto reflete em um mérito coletivo, e mostra no potencial de transformação por via da educação. “Mérito do aluno, e do professor, que aturaram em parceira. Em uma satisfação enorme vê-lo alçar voos mais distantes no sentido de outros aprendizados, garantir trazer novos conhecimentos, partilhar com outros alunos da escola, e com isso ser multiplicador desse sonho para outros alunos que o terão como exemplo, espero que a premiação reflita dentro da escola como algo extremamente positivo, e como modelo para outras pessoas conseguirem conquistar com seu esforço, aprendizado da escola, trabalho em conjunto com os professores, a disposição da família, que permitem soltar, sendo que é muito jovem. O Luis Fernando é de uma grande potencia, e vai inspirar muitos outros, uma alegria enorme, graças ao esforço dele, aberto para o mundo, conquistar e esta lá, só felicidade”, destaca.

Os vencedores ganharam o intercâmbio em Portugal, refazendo os caminhos da família real e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. De Passaporte nas mãos e uma mala carregada de sonhos o estudante esbarra na falta de recursos para assumir os gatos com a estadia na República Portuguesa. O garoto junto a amigos e familiares criaram uma vaquinha online para ajudar nas despesas. “Estou tão orgulhosa do meu filho. Fico emocionada. Ele sempre foi guerreiro, e com ajuda dos seus mestres conseguiu vencer o projeto. No meio de tantos ele foi um dos vencedores. Vai representar o Nordeste de Amaralina. Graça a Deus. No inicio fiquei apreensiva local distante, meu filho ir sozinho, mas estou confiante, o mérito dele. Faço um apelo que todos abracem a causa do meu filho e contribua com qualquer valor”, desabafa Evanilza a mãe do campeão.

O dia da viagem se aproxima. Contribuam com o sonho do adolescente. Seja um doador, ou patrocinador. Quem quiser ajudar pode entrar no site http://vaka.me /717714 e colaborar através da vaquinha online.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img