spot_img

Suposto novo surto de covid-19 causa apreensão entre funcionários de posto de saúde no Nordeste de Amaralina

Published:

Um suposto novo surto de coronavírus vem o motivo de apreensão entre os funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina. No inicio de maio, pelo seis casos da doença foram confirmados na referida unidade, que é de responsabilidade da rede municipal de Saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde ainda não deu uma posição sobre quando irá realizar os testes nos profissionais e nem sobre a descontaminação da unidade. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, em caso positivo em unidades de saúde, todos os profissionais precisam passar por testes”, ressaltou um funcionário que preferiu não se identificar. Ainda segundo o colaborador, em maio, após a confirmação do primeiro caso, foi realizado exames entre os funcionários do posto, além da desinfecção da USF.

“Depois daqueles 6 casos do início de maio, não tivemos mais nenhum caso por aqui. Este novo caso iniciou com sintomas há 15 dias, foi afastado e após alguns dias precisou ser internado para maiores cuidados (já saiu do hospital e passa bem). Desde então, estamos cobrando a realização dos testes à gerência, distrito e secretaria e eles alegam que tem muitas unidades para testar e não tem previsão de quando irão lá no Sabino. Temos 4 outros funcionários que foram afastados essa semana com sintomas e aguardam resultados dos exames”, acrescentou.

SMS – Procurada pela nossa reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde informou, através de nota enviada pela sua assessoria de imprensa, que deflagrou um cronograma para realizar a testagem de todos os colaboradores da rede que atuam nas unidades básicas, priorizando os postos com histórico de servidores sintomáticos e/ou diagnósticopositivo. “Vale destacar que para minimizar os riscos de contaminação entre os servidores, são obedecidos todos os protocolos com uso de equipamentos individuais de proteção (EPI’s), como luvas, máscaras e álcool gel”, disse a nota

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img