spot_img

Sem acordo, feriado do Dia dos Comerciários em Salvador é cancelado

Published:

Comerciários e lojistas de Salvador este ano não irão comemorar o feriado do Dia dos Comerciários (dia 21 de outubro). Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) a falta de acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários de Salvador motivou no cancelamento.

Em nota, a Fecomércio-BA esclareceu o motivo para a suspensão do feriado na data comemorativa.

NÃO HAVERÁ FERIADO DE DIA DOS COMERCIÁRIOS EM SALVADOR

A Fecomércio-BA – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia  e os Sindilojas – Sindicato dos Lojistas do Comércio vêm comunicar que não haverá feriado, na capital baiana, do Dia dos Comerciários (21 de outubro de 2019), pelo fato de a Convenção Coletiva ainda não ter sido assinada com o Sindicato dos Comerciários de Salvador. Após várias rodadas de negociações, que se arrastam há 7 meses, o sindicato laboral tem resistido a chegar a um acordo, prejudicando todo o comércio da cidade de Salvador, inclusive os próprios trabalhadores da categoria.

Cabe esclarecer que a Lei Federal nº12.790/2013 estabeleceu o dia 30 de outubro como o “Dia dos comerciários”, sem instituir feriado na data.A suspensão do dia de trabalho, normalmente estabelecida para a terceira segunda-feira de outubro, é uma liberalidade acordada em Convenção Coletiva. Sem esse instrumento, não há feriado para a categoria, podendo as empresas soteropolitanas, representadas pela Fecomércio-BA  e pelo Sindilojas, funcionar normalmente no dia 21 de outubro de 2019, com todo o respaldo legal.

De igual modo, é importante informar que alguns segmentos ligados ao setor terciário, a exemplo de supermercados e grandes redes de departamentos, celebram instrumentos coletivos que determinam o dia 21 de outubro de 2019 como feriado para seus funcionários.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img