spot_img

Campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos começa segunda-feira em Salvador

Published:

Uma nova campanha de vacinação contra o sarampo será iniciada na segunda-feira (18), em cerca de 130 postos de saúde de Salvador. O atendimento vai acontecer das 8h às 17h nas unidades.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público-alvo da campanha é formado por jovens de 20 a 29 anos não vacinados ou que estão com esquema vacinal incompleto da tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

Apesar da nova etapa da campanha intensificar a imunização das pessoas de 20 a 29 anos, as doses permanecerão disponíveis para os demais grupos, inclusive a população infantil, público com cobertura vacinal próximo a meta determinada pelo Ministério da Saúde da cidade.

Dia D

A Secretaria Municipal da Saúde informou que vai realizar no próximo dia 30 de novembro, um novo “Dia D” da campanha. No dia, as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde convencionai e em pontos de imunização que serão instalados em áreas de grande circulação de pessoas espalhadas pela cidade.

Sarampo

O que é

O sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, transmitida pela tosse e espirro, e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Como é transmitido

De pessoa a pessoa, através das secreções nasais ao tossir, expirar ou falar. O contágio também se dá por dispersão de gotículas com partículas virais (aerossóis) no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas. O vírus pode permanecer em ambiente fechado por até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local.

Sintomas

Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado com exames de laboratório específicos como IgM para Sarampo ou PCR (reação da cadeia de polimerase) para identificar o vírus. Não há tratamento para uma infecção de sarampo que já está estabelecida e é necessário auxílio médico para aliviar os sintomas e acompanhar a evolução do paciente. Normalmente, os sintomas desaparecem em dias ou semanas.

Situação

A doença é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. Porém, em 2017, a vacinação de crianças menores de um ano teve seu menor índice de cobertura em 16 anos no país. A baixa taxa de imunização é um dos motivos de o vírus ter voltado a circular no Brasil.

Prevenção

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenir o sarampo. Duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, pois aproximadamente 15% das crianças vacinadas falham no desenvolvimento de imunidade da primeira dose. A vacina Tetra Viral é indicada para prevenção do sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 6 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img