spot_img

Projeto social mobiliza jovens no Nordeste de Amaralina

Published:

A 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (Nordeste de Amaralina) promoveu, na tarde desta quarta-feira (16), em sua sede, uma atividade especial dentro do projeto Jovem Aprendiz Militar (JAM), que contempla crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, que ali aprendem os valores cívicos, a cultuar os símbolos nacionais e a ter noções de ordem unida, com recreação e ludicidade.

Foi montada uma simulação de pista de obstáculos e desafios, com caráter lúdico e toda segurança, para um grupo de 25 aprendizes, com um pouco da vivência dos aspectos da vida militar. “É um trabalho abraçado por todos os policiais”, disse o major Valdino Silva, comandante da 40ª CIPM, observando que “esse também é nosso papel, dentro da filosofia de policiamento comunitário da Polícia Militar”.


Acrescentou que o JAM tem mobilizado jovens residentes nos bairros que integram o Complexo do Nordeste de Amaralina e que a padronização e toda a estrutura das ações são desenvolvidas voluntariamente pelos policiais militares da unidade.

O cabo Paixão, idealizador do projeto e que conduz o trabalho na sua folga, afirmou ser apaixonado pelo que faz, ao lembar que “começamos com dois meninos, que, quando saiam da escola, ficavam pelas ruas e chegaram até a nossa sede curiosos em conhecer nossa rotina”. Garantiu também que alguns tinham problemas sérios de comportamento e que já mudaram 100% para melhor. “Hoje, temos um grupo de 25 aprendizes e uma lista de espera de mais 15”, detalhou.

Instrutor do Proerd, o cabo PM Rodrigo, explicou que alguns alunos atendidos naquele projeto e que apresentavam muitos problemas de conduta, já demonstram mudanças significativas, após o evolvimento no JAM. “Era desobediente em casa, dava bastante trabalho a minha mãe e hoje mudei muito mesmo”, confessou um aprendiz de 12 anos, animado com a tarde de instrução e lazer proporcionada pela 40ª CIPM.

Maíra, 20 anos, é uma jovem mãe de um bebê de cinco meses, que procurou a 40ª CIPM, ao lado de dois irmãos mais jovens, para participar do JAM. “Amo este projeto, aqui aprendi muitas coisas, como companheirismo e respeito”, ressaltou.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img