Prefeitura disponibiliza exames de mamografia gratuitamente no Outubro Rosa

Câncer de mama já vitimou quase 180 mulheres este ano na capital baiana

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a realização de mamografias gratuitas durante todo mês de outubro, que marca a campanha Outubro Rosa para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

O município assinou contratos com 16 locais para a realização da mamografia em Salvador, a exemplo dos hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clinica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev. Para agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG.

A realização do autoexame também aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e, para isso, basta que a pessoa em pé, em frente ao espelho, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.

Nos casos em que a mamografia não tenha apresentado nenhuma alteração, o exame deve ser repetido em dois anos. “É importante ressaltar que o rastreamento bienal com a mamografia é indicado para mulheres de 50 a 69 anos”, destaca Michele Sacramento, subcoordenadora da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil na SMS.

Óbitos – Em Salvador, o câncer de mama já vitimou 178 mulheres de janeiro a setembro de 2020. O número representa uma redução em 35% na quantidade de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença.

Entre janeiro e agosto deste ano, a SMS realizou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres (54%) compareceram para realizar efetivamente o procedimento.

Programação – Diferente dos anos anteriores, devido à pandemia da Covid-19 a SMS vai realizar o Dia D do Preventivo/Papanicolau exclusivamente por agendamento prévio nas unidades de saúde. A medida visa evitar aglomerações.

A estratégia vai disponibilizar exames para detecção do câncer do colo de útero e consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas, além de encaminhar mulheres para realização de mamografias. Já estão sendo desenvolvidas, ainda, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de preservativos masculino, feminino e lubrificantes, além de atividades educativas sobre a temática, contemplando também a discussão acerca da saúde integral da mulher com orientações nas salas de espera das UBS.

Ultrassonografias – Desde a segunda-feira (5), o Hospital Municipal de Salvador (HMS) começou a oferecer para os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima 35 exames por dia de ultrassonografias, sendo 20 marcações de ultrassom de mamas e 15 de transvaginal. Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, no turno da manhã, e terças e quintas-feiras, pela tarde. A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à UBS mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.