spot_img

Prefeitura veta projeto que reconheceria o ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial, Cultural e Histórico da Cidade

Published:

Na contramão de tudo que se pensa sobre a importância das Baianas de Acarajé para a cultura de Salvador e de todo o estado, os vetos encaminhados pela Prefeitura Municipal ao Projeto de Lei nº 534/2017 de iniciativa da Casa Legislativa que “Declara o ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial, Cultural e Histórico da Cidade de Salvador foram mantidos pelo número de votos favoráveis aos vetos durante a votação que ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 5. As Baianas de Acarajé já foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e o Acarajé também já foi tombado como patrimônio cultural brasileiro, no entanto, o projeto que foi vetado visa reconhecer o ofício da atividade das Baianas de Acarajé.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) autor do Projeto de Lei nº 534/2017 usou as redes sociais para falar sobre o veto. “É inaceitável que uma cidade que cheira o azeite de dendê das Baianas de Acarajé tenha um projeto dessa dimensão vetado em sua totalidade, pois o PL visa reconhecer e valorizar publicamente a contribuição cultural da categoria.

O argumento dado pela Prefeitura é sob alegação que se trata de uma prerrogativa do executivo, mas a pergunta que não quer calar: porque não o fez? Trata-se de uma reivindicação das baianas de diversas gerações.Não atender um projeto de reparação histórica como esse é um contra-senso que negligencia os anseios de um ofício que é a cara da capital baiana. Com esse veto, só dá a entender que o prefeito segue querendo governar sozinho, mas é bom lembrar que o Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado e sancionado, pois caracterizava um reconhecimento público e de total  reparação, o que considero de valor e peso igualitário ao Ofício das Baianas. A prefeitura segue praticando suas reparações simbólicas e de faz de conta. Bom lembrar que muitas dessas baianas são chefes de família e que sustentam os seu filhos, filhas, netos e netas por meio  da venda de seus quitutes que agrada gente de todo o mundo”, finalizou.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img