spot_img

[NES na Eleições 2018] Conheça o Candidato Fernando Haddad  

Published:

O candidato de Lula.  Analista do Unibanco entre 2001 e 2003, Fernando Haddad foi Subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo da administração de Marta Suplicy, a que considero a melhor nos últimos 20 anos da cidade. Foi também integrante do Ministério do Planejamento do Governo Lula durante a gestão de Guido Mantega, de 2003 a 2004.

No ano seguinte, Fernando Haddad foi promovido ao cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação na gestão de Tarso Genro e lá desenvolveu o Programa Universidade para Todos (ProUni). Seu projeto foi transformado em lei federal. Por isso, o programa de concessão de bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda passou a valer nacionalmente.

Haddad assumiu o cargo de Ministro da Educação do Governo Lula em 2005 e fez a pasta atuar da creche à pós-graduação. Democratizou, via SiSU e Enem, o acesso de muitos estudantes ao ensino superior. Foi na Educação que Fernando Haddad se fez.

Isso permitiu que ele derrotasse José Serra na corrida pela Prefeitura de São Paulo em 2012 sendo um nome muito menos conhecido do que ele e com o processo do Mensalão rolando. Isso permitiu também que Haddad trouxesse sua visão de uma São Paulo com menos carros e mais democrática para o centro – embora tenha deixado a desejar na periferia, ao menos na percepção eleitoral.

Foi a principal cabeça por trás do programa de governo do ex-presidente Lula na área da educação.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img