Pesquisa aponta que, para 61% dos brasileiros, Brasil é um país racista

Foto : Fernando Frazão/ Agência Brasil

Metro 1

Uma pesquisa realizada pelo instituo Paraná Pesquisas aponta que, para 61% dos brasileiros, o Brasil é um país racista.O estudo foi realizado entre os dias 19 e 23 de junho e ouviu 2,2 mil pessoas de 242 municípios brasileiros. Dos entrevistados, 56,7% afirmam que negros e brancos não dispõem de oportunidades iguais no país.

A consulta traz ainda a percepção dos brasileiros em relação às diferenças estruturais do racismo contra negros no Brasil e nos Estados Unidos. Neste aspecto, 67,6% das pessoas acreditam que nos EUA o problema do racismo é pior do que no Brasil. Apenas 22% dos entrevistados responderam positivamente à pergunta: “Pelo que o sr (a)  sabe ou ouviu falar, o problema do Brasil é pior do que nos Estados Unidos?”.

Além disso, 80,4% revelaram nunca ter sido vítima de preconceito em razão da cor. Outros 59,5% revelaram nunca terem presenciado atos de discriminação racial contra outra pessoa.

A Paraná Pesquisas está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.