Nutricionista aborda aproveitamento de alimentos na quarentena

Que os alimentos são muito nutritivos, isso todo mundo já sabe. Porém, o que muitos desconhecem é que, além da polpa, os alimentos são constituídos de cascas, folhas e sementes que podem ser aproveitados de forma segura, nutritiva e sem desperdícios. E nesse período de quarentena, em que os deslocamentos aos supermercados precisam ser menos frequentes para evitar aglomerações e riscos de contaminação do Covid-19, saber aproveitar todas as partes dos alimentos é importante e econômico. Nesse intuito, a nutricionista e professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Fortaleza, Lianna Cavalcante, ensina dicas de como aproveitar os alimentos e evitar desperdícios.

Segundo Lianna, as cascas de legumes (quando bem higienizados), podem ser cozidas e consumidas juntamente com a polpa, pois são ricas em nutrientes e fibras. “Uma opção é fazer chips de cascas de legumes, colocando as cascas no forno com um pouco de azeite, sal e pimenta à gosto”. Como exemplos, Lianna cita que a receita pode ser feita com cascas de batata e abóbora.

Assim como as cascas de legumes, as cascas das frutas podem ser utilizadas para o consumo direto, como por exemplo, da maçã, pera ou goiaba, ou também utilizar em geleias, doces ou chás. Outra opção é utilizar cascas de banana para fazer brigadeiro ou bolo. Já com as verduras, a professora da UNINASSAU revela que a cenoura, couve-flor ou abóbora, por exemplo, podem ser utilizados para conferir cor e nutrientes em panquecas, biscoitos salgados ou caldos.

Já as sementes, a profissional revela que são ricas em nutrientes e fibras, e podem ser aproveitadas em massas de bolos ou biscoitos (assando na frigideira até ficarem secas). Os talos de alguns alimentos também são ricos em ferro e podem ser utilizados em sopas ou até mesmo no feijão. “O talo da alface ajuda a acalmar e a pessoa pode fazer chás ou sucos. Uma boa combinação é misturar o talo da alface com o maracujá. O mais importante é aproveitar de forma integral os alimentos para que não haja desperdícios”, ressalta Lianna.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.