spot_img

Projeto Ginga De Peito Aberto II promove batizado de capoeira para beneficiados

Published:

O mês de dezembro será especial para os alunos do Projeto Ginga. Os beneficiados dos núcleos Vale das Pedrinhas e Cristo Rei, ambos em Salvador, participarão do batizado de capoeira. O evento será um momento único em que os alunos receberão um cordão de capoeira como reconhecimento simbólico pelos aprendizados adquiridos ao longo do projeto.

A primeira cerimônia será na Escola Municipal Vale das Pedrinhas, no sábado, dia 07/12, a partir das 9h. No sábado seguinte, dia 14/12, também a partir das 9h, será a vez da Escola Municipal Cristo Rei. Cada uma das instituições é um núcleo de atividades e recebe 225 alunos. Ao todo, o Ginga beneficia 450 crianças e jovens da capital baiana com aulas gratuitas de capoeira.

O coordenador pedagógico do projeto, Anderson Lopes, afirma que o momento do batizado é muito esperado por todos.

“É uma oportunidade muito gratificante para todos. O Ginga tem um total de 12 meses de duração, e estamos entrando na reta final de execução do ciclo. Os batizados serão um momento de reconhecer o esforço dos alunos ao longo do ano e parabeniza-los por todo o conteúdo aprendido e absorvido nesse período”, disse.

Executado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o Projeto Ginga II é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.

Batizado – O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, em que alunos novos recebem sua primeira corda e a partir de então podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões, podem-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formando, ou até mesmo com todos os formandos presentes, para as graduações avançadas.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img