spot_img

Muro do futuro Sheila Barbosa

Published:

0808Após exibição em rede nacional na atração global “Lazinho com você”, Salvador, a Bahia e o Brasil estão sabendo: o muro da Rua do Futuro, na Santa Cruz, agora leva o nome da comandante da BCS, capitã PM Sheila Barbosa. Em novembro do ano passado , os grafiteiros Éder Muniz e Dado Loko, além de policiais da unidade e moradores do bairro, terminaram a pintura do muro. O projeto teve apoio da cantora Ivete Sangalo, do ator Lázaro Ramos e do site Nordesteusou. A cantora Ivete Sangalo foi escolhida como a madrinha do muro.

Ilustrações contra o preconceito racial e religioso, a homofobia, a gordofobia e a violência nos estádios dão um novo tom ao local. A importância da educação e da cultura também foi lembrada pelos artistas.  “Escolhemos estes temas para motivar a população do bairro para o combate a estas práticas recorrentes e maléficas para a sociedade”, explicou a capitã Sheila, em nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).  O ator e apresentador Lázaro Ramos, que entrevistou a comandante da BCS/Santa Cruz para o programa de televisão ‘Lazinho e Você’, cedeu o material para esta pintura, que contou ainda com o apoio de três escolas do bairro: José Calazans, Dionísio Cerqueira e Arthur de Sales.

O MURO –  Em outubro de 2016, os moradores do bairro de Santa Cruz, em Salvador, vivenciaram um dia de resgate da cidadania, resultado das ações positivas desenvolvidas pela base comunitária de segurança (BCS) instalada na região. Além da mudança do nome do antigo Beco do Fuzila para Rua do Futuro, foi entregue, totalmente reformado e pintado, o muro do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira, que tinha buracos causados por disparos de armas de fogo antes da implantação da BCS pelo pelo Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado.

Para celebrar esse gesto simples, que marca a história local com a esperança de um futuro melhor, como afirma a comandante da base, capitã Sheila Barbosa, foram realizadas diversas atividades lúdicas, incluindo o desenho no muro de uma ‘Porta para o Futuro’, representando a “a paz, união e fraternidade entre todos”. Crianças também usaram a criatividade para preencher os buracos.

“Imagine que sensação maravilhosa ouvir de uma das crianças daqui, que aqui não será mais o Beco do Fuzila”, enfatiza a comandante, informando que a celebração também marca a chegada da Primavera também.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img