spot_img

Moradores da Olaria pleiteiam  criação de circuito alternativo no carnaval do Nordeste; espaço homenageará Zózimo Conceição (Careca)

Published:

O carnaval do Nordeste de Amaralina pode ganhar um novo circuito. Essa é a idéia de um grupo de antigos moradores do “Brokinho”, bloco de carnaval  formado  anos por amigos e freqüentadores do Iansã Bar. A turma pretende batizar o espaço alternativo como Circuito “Zózimo Conceição (Careca)”, em homenagem ao músico e ex-morador da região, falecido em maio do ano passado.

O Brokinho desfila na segunda-feira de carnaval e tem aproximadamente 40 integrantes. O grupo parte do Largo da Olaria ao som de uma fanfarra, sobe a ladeira da Rua Edgard de Barros e retorna para pela ladeira de acesso à Olaria. O encerramento é no tradicional reduto da boêmia do Nordeste de Amaralina: o Iansã Bar.

“Durante o percurso a gente para no abrigo dos idosos, onde entregamos alimentos, material de limpeza, além de fazer o carnaval dos velhinhos com bebidas e petiscos. Depois descemos em direção à feirinha, de onde retornamos”, explica Bebegue, propietário do bar e um dos fundadores do bloco.

A ideia do bloco, segundo Bebegue, surgiu de uma conversa informal, em uma mesa de bar, entre ele e mais quatro amigos. O objetivo: resgatar a verdadeira essência da folia momesca:

“Com a aproximação do carnaval sugerimos fazer alguma brincadeira…Nos fantasiarmos e sair pelas ruas do bairro tomando uma gelada. Compramos uma peruca, uma gravata e começamos a brincadeira”.

Homenagem – Nascido e criado no Nordeste de Amaralina Zózimo Conceição era um dos fundadores do Sambagulho, tradicional evento de samba junino da Olaria e acumulou passagens pelas bandas Maria Joana, Energia Sonora, Qg do Pagode, além de sanfoneiro do forrozeiro Virgílio. Careca, como era conhecido, era uma figura bastante conhecida em todo bairro, sobretudo na Olaria, onde viveu por toda a vida.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img