spot_img

Médicos relatam drama de decidir quem sobreviverá nas UTIs do país

Published:

O dilema que já assombrou médicos na Itália vem sendo agora enfrentado por profissionais de saúde em várias cidades do Brasil. Diante do colapso de hospitais públicos, com menos vagas de UTI do que o necessário, quem está na linha de frente do combate à Covid-19 precisa escolher quem terá direito a um respirador — e a chance de sobreviver. Treinado para salvar vidas e ainda sob o impacto de ter visto um idoso, que precisava do aparelho, morrer sentado em uma cadeira, no mês passado, pois nem macas para todos os pacientes havia na unidade, um cirurgião que trabalha em dois grandes pronto socorros de Manaus diz se sentir “conivente com assassinato” a cada plantão.

Há duas semanas , o médico, que pediu para não ter o nome revelado, enfrentou outra situação dramática. Um homem, com quadro gravíssimo de insuficiência respiratória, precisava de respirador, mas não havia mais equipamento vago no hospital. A equipe decidiu fazer um tratamento paliativo para dor, mas descobriu que a morfina também estava em falta. O homem morreu, horas depois, sem receber qualquer medicação para aliviar seu sofrimento.

Traumatizado por ter que fazer quase diariamente uma “Escolha de Sofia” (uma referência ao romance do americano William Styron em que uma mãe polonesa precisa escolher qual filho vai ter a chance de sobreviver aos horrores do nazismo), o médico pediu demissão de um dos empregos na rede estadual. Foi a maneira que encontrou para diminuir o estresse diário:

— Não sou o único. Muitos estão deixando os plantões para ir a outros estados (com melhores condições de trabalho) ou para trabalhar na rede privada. No dia em que o velhinho morreu sentado na cadeira, percebi que não aguentava mais.

Decisão compartilhada

Em Pernambuco, estado com 95% de leitos ocupados, o hematologista Elton Menezes tem procurado dividir o peso da decisão. Ao se deparar, no Dia das Mães, com duas vítimas do novo coronavírus, uma mulher de 70 anos, fumante, e um homem de 40, ambos em estado grave, disputando o único respirador disponível no hospital, ele convocou toda a equipe para opinar:

— A primeira coisa que vem na sua cabeça é se é justo escolher apenas pela idade. Ela merecia menos do que do ele? Chamei enfermeiros e outros médicos e decidimos que o paciente mais novo aguentaria sem a ventilação por um pouco mais de tempo. Conseguimos um aparelho para ele, mas, até esse final feliz acontecer, foram sete horas de muita aflição.

Pontuação decide vaga

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) passou a discutir um protocolo para tentar nortear os profissionais de saúde. Ele se baseia numa pontuação que leva em conta a gravidade de seis áreas, como respiratória e cardiovascular, e a existência de doenças preexistentes. Quanto menor for o resultado, mais chances o paciente tem de conseguir um leito de UTI.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco adotou normas semelhantes às da AMIB e elaborou uma ferramenta online para os médicos, que calcula a pontuação de pacientes.

— O médico que trabalha nas emergências vai poder usar os pontos para se embasar. Ele tem autonomia de decisão, mas estará seguro. Dá um respaldo — diz Zilda Cavalcanti, presidente do Conselho de Pernambuco.

No Rio, documento semelhante aguarda a aprovação do secretário de Saúde, Fernando Ferry.

Lotação antiga no SUS se agrava agora

No Recife, a médica Rousiane Cavalcanti, que trabalha na rede estadual e atua como voluntária em um hospital de campanha, diz que a falta de vagas sempre existiu no SUS, mas que, agora, se tornou ainda mais grave.

— Aumentou o caos em um serviço que já estava saturado. Os plantões têm sido devastadores. Exaustivo é uma palavra generosa para descrevê-los.

Rousiane descreve a sensação de fracasso quando perdeu um paciente que não teve respirador:

—Chorei a semana inteira por ter que tomar essa decisão. E se recuperar dessa escolha dilacera você, porque temos que voltar para o hospital sabendo que vai voltar a acontecer.

No Rio, onde, na sexta-feira à noite, 339 pessoas aguardavam por uma vaga em UTI, uma médica que trabalha no Hospital Ronaldo Gazzola, referência para o tratamento de Covid-19, afirma não ter se deparado com a falta de respiradores, já que o hospital só recebe pacientes quando há vagas disponíveis. Lá, conta, o drama é outro. Não há hemodiálise para todos que necessitam.

— Temos um número restrito de aparelhos e precisamos fazer revezamento. Na semana passada, havia seis aparelhos para todo o hospital, e dez pacientes precisando. Quando vemos um paciente extremamente grave, infelizmente, às vezes, a gente nem tenta.

A Secretaria municipal de Saúde do Rio negou, em nota, que não haja aparelhos suficientes no hospital. O Conselho Federal de Medicina elaborou em 2016 uma documento que estabelece prioridades na admissão em UTIs de pacientes “que necessitam de intervenções de suporte à vida, com alta probabilidade de recuperação”. A resolução não especifica, no entanto, que critérios devem ser levados em conta e passa para os gestores da área de saúde de cada estado a responsabilidade de elaborar protocolos próprios.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img