Palco aberto Boca de Brasa traz shows para o Nordeste de Amaralina.

O Espaço Cultural Boca de Brasa Quabales realiza seu primeiro palco aberto, dando estaque aos artistas independentes da região Nordeste de Amaralina, com shows, exposições fotográficas e exibição de minidocumentários, resultado da pesquisa feita pelos jovens das oficinas de vídeo e fotografia. Aberto ao público, o evento acontece 07 de março de 2020, às 17h, no Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 07 – Nordeste de Amaralina), e é financiado pelo edital Espaços Culturais Boca de Brasa – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.


O Centro Cultural Quabales tem um palco onde o Grupo Quabales receberá a cantora Rita Braz, o Bboy e capoeirista Mano Sabota, o Afoxé Bamboxê, formado por 12 músicos praticantes do Candomblé e Umbanda, entre outros. Durante a pesquisa feita pelo projeto, os jovens da oficina de fotografia produziram fotos dos artistas que serão expostas organicamente pelo espaço colorido e irreverente do Quabales. Antes dos shows, serão exibidos minidocumentários sobre alguns artistas feito pelos jovens da oficina de vídeo.

Afoxé Bamboxê


A pesquisa é uma atividade compartilhada com os jovens, que optaram por trazer uma diversidade de atores culturais que vão desde a jovem boxer do bairro, passando pelas mães de santo dos terreiros de candomblé, artistas plásticos, escritores, dançarinos, jovens promessas da música, até os mais conhecidos como Mr Armeng, Rita Braz, entre outros.


A Associação Cultural Quabales – Música, Cultura, Arte e Meio-Ambiente foi criada em 2012 pelo músico e multi-instrumentista Marivaldo dos Santos e pela dançarina e produtora Fernanda Mello, com o objetivo de unir arte e sustentabilidade nas várias atividades desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens da região do Nordeste de Amaralina. Lixo que vira arte vira criatividade, que vira instrumentos percussivos, que vira música, que vira inclusão social. Essa cadeia transformadora mexe na autoestima dessas crianças, adolescentes e jovens, que precisam de mais oportunidades para desenvolver suas habilidades pessoais, profissionais e sociais.

Serviço:
Palco Aberto Boca de Brasa
Espaço Cultural Boca de Brasa Qaubales – Rua Aurelino Silva, 07 – Nordeste de Amaralina
Data: 07 de março de 2020, às 17h.
Shows, exposições e exibição de minidocumentários
Entrada Franca

Boca de Brasa

Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, esses espaços funcionaram com atividades financiadas pelo edital, sendo considerados Espaços Culturais Boca de Brasa. Em 2019, em sua segunda edição, o edital premia mais quatro espaços da cidade que recebem aporte financeiro onde eles passam a ser identificados, até o mês de outubro 2020, como Espaços Culturais Boca de Brasa.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.