spot_img

Empreendedorismo feminino: Empresária se destaca alugando roupas em salvador

Published:

Ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em práticas. E as mulheres têm mostrado que também mandam bem no assunto. O empreendedorismo feminino amplia o espaço e visibilidade delas, contribuindo para o rompimento de várias barreiras sociais. Em um ambiente de negócios majoritariamente masculino, uma mulher se depara com muitos obstáculos para conseguir empreender e ser reconhecida na sua singularidade.

E foi com muita determinação e prazer no que faz que Joelma Lima começou seu negócio há 14 anos: a Joelma Noivas, loja de aluguel de roupas femininas e masculinas para festas. Tudo começou em Periperi, onde a empresária, que já costurava desde os 15 anos por influência da família, resolveu atender o pedido de uma amiga, que buscava um vestido para ir a um casamento.

A peça encaixou tão bem que a cliente recomendou a costureira para todo o bairro. Na mesma época, surgiu uma festa em uma igreja do bairro e mais pedidos foram feitos. Com muita habilidade e bom gosto, Joelma conseguiu fazer um estoque de 30 peças em um período de 15 dias, além de acessórios, como bolsas e sapatos, que comprava para alugar juntamente com as roupas produzidas por ela.

Em três meses, o estoque não cabia mais na casa e a empresária precisou alugar um ponto no próprio bairro de Periperi. O negócio era tocado somente com o apoio de uma auxiliar e do marido, que ajudavam a passar e lavar as peças.

Após seis meses, o negócio foi ganhando mais corpo. O espaço ficou pequeno e um novo ponto precisou ser alugado, se mantendo sempre no bairro onde foi criado. A empresária, que passou a investir em estrutura e mais conforto aos seus clientes, teve que expandir a loja mais uma vez. Um ano e meio depois, em um espaço quatro vezes maior, ela se instalou onde funciona, há 10 anos, a Joelma Lima Noivas Periperi (joelmanoivasperiperi), na avenida Afranio Peixoto, em frente à estação de trem.

Com a mesma coragem do início, a empresária vai inaugurar no próximo dia primeiro de agosto a filial Joelma Lima Noivas Imbuí (@joelmanoivasimbui), na rua Eliezer Alexandrino. A abertura da nova loja foi incentivada por clientes que moram longe de Periperi, que conheceram a loja por meio do perfil do Instagram – atualizado pela filha dela.

“Com a chegada do Instagram, os seguidores começavam a perguntar por mensagem sobre o endereço da loja. Por conta da qualidade dos nossos produtos, a maioria, cerca de 60%, ia até Periperi alugar a roupa. Porém, o restante colocava dificuldade por serem clientes que moram longe, como de Vilas do Atlântico, do Litoral Norte”, conta.

Geração de empregos

O empreendedorismo feminino gera mais renda, empregos e oportunidades de crescimento para outras mulheres. Na Joelma Lima Noivas não é diferente. O negócio emprega diretamente cinco pessoas na loja matriz e outras cinco formarão a equipe da loja filial. Atualmente, o negócio trabalha com cerca 90% de produtos prontos e os outros 10% de peças confeccionadas na própria loja.

Mesmo sendo empresária de sucesso, Joelma Lima não deixou as funções de mãe e dona de casa. Com a abertura da nova loja, ela, que conta com a ajuda do marido e da filha nos negócios, ainda terá que se dividir em duas: “Vou ter que me virar e dar atenção às duas lojas. Os ajustes de noiva eu gosto de estar presente. Inclusive, as mudanças nestas peças geralmente sou eu que faço”, pontua.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img