[Eleições 2020] Lideranças comunitárias lançam campanha: “Morador do Nordeste vota em candidatos do Nordeste”

Um representante genuinamente do Nordeste de Amaralina na Câmara de Vereadores de Salvador. Esse é o objetivo da mobilização criada por um grupo de lideranças do bairro e que vem ganhando as redes sociais e ruas da comunidade. Embora o desejo de eleger um candidato da região seja uma demanda antiga entre os moradores, a iniciativa da campanha surgiu no último domingo através de um grupo de whats app.

O grupo se classifica como apartidário e plural. A ideia é contemplar todas as pré-candidaturas do Nordeste, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz e com o afunilamento do processo eleitoral “O foco da campanha é a internalização dos votos da comunidade. Morador do Nordeste vota em candidatos do Nordeste. Votar em gente da gente. Queremos unificar todos os candidatos do bairro em torno de uma ideia”, ressalta um dos entusiastas do projeto.

Frustração – Em 1996, um jovem morador da comunidade chegou a transformar o sonho em realidade. Com pouco mais de 3 mil votos foi eleito vereador.  Entretanto, logo depois o sonho virou pesadelo. Acusado de uma série de denúncias o então edil acabou frustrando a esperança dos seus eleitores.

“É preciso que a as lições do passado sirvam de amadurecimento para a nossa geração. A hora é agora. Precisamos que os nossos quadros políticos passem de mero figurantes para o papel de protagonistas dentro do processo de construção político voltado de forma efetiva para a nossa comunidade”, afirma uma outra liderança ligada à mobilização.

O Nordesteusou ouviu moradores e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil. Confira:

“Ninguém conhece melhor a nossa comunidade do que quem mora nela e convive todos os dias com as mazelas, desde  a necessidade de um posto de saúde 24horas  a melhoria do  transporte, saneamento e educação. Precisamos ter alguém em que possamos contar no dia-a-dia. Alguém que represente de fato os anseios da comunidade, olhando olho no olho e assumindo o compromisso de atender aqui no bairro. Diferente daqueles que só aparecem por aqui em momento de festa e de eleições”.

Rodrigo Coelho – Advogado

______________________________________________________________________________

“Vejo como uma grande avanço essa união entre as lideranças do Complexo do Nordeste de Amaralina, para lançar um  candidato único para nos representar na câmara municipal. É muito importante termos um candidato próprio, do bairro, que sabe das nossas dificuldades e anseios, que ande diariamente pela comunidade, ainda falo mais, a nossa proposta é termos uma espécie de gabinete desse candidato dentro do bairro, onde poderemos juntos fiscalizar e cobrar do Poder Público Municipal”.

Jackson Brito – Advogado

_____________________________________________________________________________

“Chega de candidatos sem compromisso social e cultural  no nosso complexo.  Sou a favor de um candidato que  sinta na pele a necessidade do morador e nada mais justo do que um conterrâneo para sentir os problemas,  ouvir o  morador,  aparelhar e criar uma conexão efetiva e ativa com os poderes públicos de forma sólida”.

Giovani Viana – Radialista e gestor cultural

______________________________________________________________________________

“Por que voltar a apoiar os candidatos do bairro? Porque , os candidatos do bairro sabem das dificuldades enfrentadas pela população, eles estão presentes na comunidade, todos os dias e sabem das mazelas de enfrentar o preconceito diário no trabalho, na rua, sabem dos problemas da comunidade que nunca são resolvidos! O desemprego é um marco da nossa sociedade, os moradores lutam pelo trabalho e lutam para não serem apontados como marginais. Por isso , é importante que possamos nos unir e votar nos candidatos do bairro, respeitando o espaço de cada um, construindo um espaço coletivo de luta, respeitando a cada um ,construindo um espaço coletivo de luta por transformações na vida de todos”.

Luis Damasceno – Docente / Manager / Facilitador Social

______________________________________________________________________________

“Eu entendo que há uma necessidade urgente de termos um representante com mandato de vereador no bairro, sem desmerecer àqueles dois que durante o ano não abandonam o bairro e sempre estão presentes para ouvir as reivindicações das pessoas que o procuram. Mas também necessita que haja entendimentos entre todos os pré-candidatos do bairro que se não me engano são uns 50 ou mais e realizar uma convenção deixando os moradores decidir os que devem concorrer. Temos bons nomes, mas precisa entendimento, pensar em representar as pessoas, que os elegeram e não só em dinheiro que vende a comunidade. Porque para que haja uma eleição democrática temos que abrir espaços para outros que queiram concorrer, de fora ou do bairro mesmo, mas sabendo que aqueles que foram selecionados na conversão tem que ser trabalhados. Mas todos querem concorrer, fica difícil e os que tem granas se dão bem “.

Dona Vera – líder comunitária

______________________________________________________________________________

“Penso que temos um bairro de uma população extremamente ativa em todas as áreas! E desse bairro saíram muitos artista cheio de talentos e a cada dia nasce outros artistas. Um bairro que tem 3 bases comunitárias, não tem uma emergência e tem um carnaval no bairro merece sim ter um representante na câmara dos vereadores de salvador. Penso que o tal que se candidatar venha estar preparado para não atender seus próprios interesses. Mais sim de toda população.  Pois conserva a moral, a ética e acima de tudo ser brasileiro.  Penso que o bairro merece sim!!”

Pastor Junior

______________________________________________________________________________

“Elegendo um vereador daqui do bairro teremos um representante para apresentar e analisar propostas que visem a melhorar a vida da comunidade. Ele será, portanto, a nossa voz política. Trará através de Projetos de Lei e de Emendas inúmeros benefícios para nossa comunidade, além de fiscalizar as demandas aprovadas pelo município”.

Djair Nepomuceno (Papacito) – Administrador de Empresas

______________________________________________________________________________

“Como posso eleger alguém que não conhece a real necessidade do bairro???
O vereador tem que representar a população, identificar as preocupações coletivas e levá-las para debate. Temos que eleger alguém que conheça os problemas do bairro para indicar soluções e apresentar projetos de lei que ajudem a desenvolver o mesmo. Esse é o motivo que me leva a eleger uma pessoa do bairro que possamos confiar . Peço que nessas eleição todos votem mais consciente e que sua escolha, seja alguém que o represente”.

Ana Paula Barbosa – empresária e morador da Santa Cruz

______________________________________________________________________________

“Já está na hora da comunidade esquecer os velhos fantasmas e eleger alguém que realmente debata os nosso interesses na Câmara de Vereadores e não seja mais um desses vereadores “prefeitinhos” que se utilizam da maquina publica para manipular a população com as mesmas táticas políticas e comprando voto com uma borra de asfalto ou um churrasco. A comunidade evoluiu e os tempos são outros. Vamos pra frente.”

Jefferson Borges – CEO do NORDESTeuSOU e Publicitário

______________________________________________________________________________

“É de suma importância uma comunidade como o Nordeste de Amaralina, um dos mais populosos bairros de Salvador, ter a oportunidade de eleger um candidato e representante legítimo oriundo do próprio bairro. Só assim conseguiremos dar um basta a todo o histórico de oportunismo e aproveitadores que, em anos eleitorais, invadem a nossa comunidade com o único intuito de enrolas as pessoas e fazer promessas vazias”.

Tom Rabello – Ativista político e empreendedor

COMPARTILHAR
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU