spot_img

Aluno da EPBM supera obstáculos e ganha medalha de ouro em Olimpíada de Matemática; conheça história de Anderson

Published:

“Acredite nos seus sonhos brother / Insista / Falaram pra gente que não era possível / Se começar foi fácil, difícil vai ser parar”

(O Rappa – Pescador de Ilusões)

Morador da Chapada do Rio Vermelho e aluno do 6º ano da Escola professor Bernardino Moreira (EPBM), Anderson dos Santos Araújo, 12 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíadas Canguru de Matemática 2020. A competição, que reúne alunos de escola de todo o Brasil, teve outros dezenove alunos da EPBM premiados.

A diretora da instituição, a professora Analis Moreira destacou a importância do fomento de atividades dessa natureza na formação dos alunos. “A Bernardino tem uma preocupação muito grande com o futuro dos nossos alunos, buscando cada vez mais ampliar o horizonte dos estudantes para o mundo fora do Nordeste de Amaralina. Através da Olimpíada Canguru da Matemática, que é uma competição mundial, os meninos criam uma imagem diferente da disciplina. Na Bernardino nós buscamos trazer para um olhar mais amplo e incentivador mostrando que através dessa contextualização a escola está preparando eles para a vida”, explicou a educadora.

Analis ressaltou também a forte ligação que a  EPBM costuma ter com os seus alunos, em especial com história de vida de Anderson:

“Anderson tem toda uma história conosco, pois pudemos acompanhar de perto a história da sua família…Seu pai prezava muito pela educação e em estar inserindo os filhos em participar de tudo que se tratasse de benefício e conhecimento. Então foi muito importante esses valores que foram dados a essas crianças no sentido de fortalece-los no momento em que eles mais precisaram que foi no momento da perda desse pai”, afirmou Analis

“A escola tem buscado contribuir no sentido de ajudar esses alunos a terem um olhar voltado para o esplendor desse pai, que tinha um sonho para esses filhos. E a gente precisa realizar esse sonho. Anderson sabe que mesmo diante de toda dor que ele passou e está passando, ele com o conhecimento vai longe e chegara a um futuro brilhante. A escola sempre estará junto com ele e com todos que venham a precisar. Nosso desejo é alavancar esse aluno e fazer com que ele voe bem alto”, completou.

Superação – O ano de 2020 não tem sido nada fácil, para Anderson. Além das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, que tirou do garoto o convívio com as amigos e as brincadeiras na rua, um fato em especial atingiu em cheio o seio familiar do jovem: seu pai acabou não resistindo a um acidente vascular cerebral e veio a óbito com apenas 34 anos de idade deixando ele, a mãe e mais dois irmãos.

“Esse ano está acontecendo muito coisa… Meu pai faleceu recentemente, em fevereiro,  logo no começo das aulas…Isso me deixou muito triste. Eu, minha mãe e meus irmãos estamos abalados até hoje.  Estou com minha mãe e meus dois irmãos, um de sete anos e o outro de apenas um. Meu sonho é viver para sempre com minha família”.

Aluno há sete anos da EPBM, o jovem diz ter grande afinidade com as aulas de Matemática e Ciências e projeta seu futuro profissional em algo ligado às Artes.

“Gosto muito de ciências a matemática… Quero ser desenhista, algo assim…Gosto de praticar artes…Desenho muito, até pelo celular. Gosto de desenhar tudo que me chama à atenção: animes, cartoons…”, explica.

O isolamento social e as aulas pela internet, também são motivos de reclamação do jovem que diz sentir falta do convívio dentro do ambiente escolar:

“Sinto falta dos meus professores e colegas que eu gosto muito. Gosto de tudo na minha escola.

Nesse período fiquei em casa, conversei bastante, fiz atividades… É chato ter que ficar o dia todo em casa, preso…Estou com saudades de ir para a escola”.

Grande vencedor da Olimpíada Canguru, Anderson confessou que ainda não conseguiu desgrudar do prêmio: “Quando vi que tinha ganho em primeiro lugar fiquei muito feliz. Fiquei uma semana com o troféu na mão, chega enferrujou um pouquinho… (risos)”.

Boa sorte, garoto. O céu é o limite para você!

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img