spot_img

Do lixo ao luxo: Projeto Missões Urbanas transforma antigo espaço de lixo na Santa Cruz.

Published:

Conheça a iniciativa que tem dado uma nova cara para as ruas dos Unidos e Dois de Julho.

O lixão a céu aberto na via principal da Santa Cruz era motivo de muita dor de cabeça para as pessoas que transitavam pelas ruas dos Unidos e Dois de Julho. “Antes era um espaço de incomodo, pouco utilizado, sem serventia, fora os problemas motivados pelo material descartado indevido, mau cheiro, além de afetar o ponto de ônibus, a igreja, as residências e comércios na localidade”, relata o pastor Antônio Carlos.

 Inconformados com a realidade na região e com o descaso do poder público, o pastor Antônio Carlos juntamente com o historiador e missionário Carlos de Jesus resolveram sensibilizar a comunidade para dar um outro sentido ao antigo espaço de descarte de lixo e dar uma nova cara ao ambiente.

“A igreja tem o papel importante nesse processo de cuidado e bem-estar, não voltamos apenas no espiritual e o social, mas preocupação com o todo. Tento ao máximo trazer os ensinamentos de zelo e proteção, assim como diz Cristo”, diz o líder religioso da Comunidade Ágape.

A ação ocorreu em três etapas e com ajuda de 20 voluntários, como nos conta o missionário:

“O projeto é feito com um dialogo aberto com a comunidade externa. Foram um processo de com três momentos. Uma construção coletiva. Colocamos uma placa com questionamentos no poste, logo em seguida, fizemos a filtragem para transformar as sugestões em realidade. Passamos em porta em porta para alertar as pessoas a cerca dos cuidados com manutenção, sobretudo, fizemos um acordo com a Limpurb(Empresa de Limpeza Urbana do Salvador) a fim de reorganizar os horários das coletas. Fizemos uma vaquinha coletiva para arcar com o material de pintura e reutilizamos matérias descartados para fazer os ambientes confortáveis.  Uma parceria em coletivo que tem dado um novo olhar a nossa comunidade. Hoje, o espaço é um lugar de lazer para todos os públicos, além de conter mensagens de motivação por meio de passagens bíblicas espalhadas pelos espaços”, descreve.

“Tenho uma cantina e um restaurante que sofria com o lixão, mas é algo que ficou no passado. Graças a Deus. O ganho é imensurável. Posso receber meus clientes com conforto e uma paisagem digna. Fora que tem um espaço que podemos depositar o material reciclável que ajuda os coletores”, pontua a chef de cozinha Marta Gonzalez.

Devido ao sucesso da ação na Santa Cruz o projeto contemplará futuramente outros espaços na comunidade do Nordeste de Amaralina.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img