Curva de mortes de Covid-19 no Brasil está mais rápida que a da Espanha, dizem pesquisadores

Estudo aponta que país levou 9 dias e 14 horas para duplicar número de mortos; no mesmo período da pandemia, tempo para a duplicação na Espanha era maior

Foto : Prefeitura de Manaus

O número de mortes pelo coronavírus no Brasil está aumentando a um ritmo mais acelerado do que o registrado na Espanha no momento em que o país europeu estava na mesma fase da pandemia, duas semanas atrás. A informação é de um estudo do Observatório Covid-19 BR, que reúne especialistas de sete universidades. Com base nos dados do Ministério da Saúde, o projeto mede a velocidade da doença no Brasil e a compara com a de outros países.

Uma das ferramentas para fazer essa análise se baseia no tempo que o coronavírus leva para dobrar o número de óbitos nos países. Segundo o observatório, na terça (21), o tempo de duplicação do número de mortos por Covid-19 no Brasil era de 9 dias e 14 horas. Há duas semanas, na Espanha, esse número estava em 12 dias e 7 horas.

Quanto mais baixo é esse intervalo, mais letal é a pandemia no país naquele momento, o que significa que, por esse critério, o cenário no Brasil é pior que o da Espanha, se comparados períodos correspondentes do avanço do coronavírus. A análise começa cinco dias após a décima morte. 

Os pesquisadores avaliam que, sem medidas de isolamento, cidades brasileiras correm risco de repetir situação de Europa e Estados Unidos, com colapso no sistema de saúde.

Participam da pesquisa especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Berkley (nos Estados Unidos) e Universidade de Oldenburg (na Alemanha).

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.