Carnaval sem traumas: saiba os cuidados importantes que devemos ter durante a folia

Falta menos de uma semana para o carnaval 2020 e em meio à euforia e ansiedade para a chegada da folia, não podemos deixar de lembrar, que é importantíssimo o cuidado com o nosso corpo. Contando Furdunço, Fuzuê, Pipoco, Sérgio Bezerra e o carnaval propriamente dito, serão 10 dias de intenso desgaste físico, digno de uma maratona.

No nosso circuito “Mestre Bimba”, teremos sete dias de puro axé, pagode, samba, sofrência e muito mais. E para aguentar firme, é preciso estar muito bem preparado.

As cirurgias decorrentes de traumas aumentam de 40 a 60% no Carnaval, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). De olho nisso, a entidade lançou a campanha “Carnaval Sem Traumas“, onde fala sobre cuidados importantes que devemos ter neste período, como por exemplo, fazer alongamento antes de ir pra rua e usar calçados confortáveis.

Além dos riscos ortopédicos, existem também os riscos clínicos. O correto seria nos prepararmos com antecedência para o carnaval. É o que afirma o educador físico e personal trainer, Sidnei Mairon. Nascido e criado no complexo, Sidnei se destaca por ser bem atuante nas redes sociais, fazendo literalmente o papel de orientador. Ele ressalta que no período de pré carnaval, deve haver uma preparação, que inclui hábitos saudáveis como alimentação e a prática de exercícios físicos. Já durante a folia, devemos lembrar sempre da hidratação, ingerindo bastante água, principalmente se estiver consumindo bebida alcoólica.

Além disto, Sidnei destaca a necessidade de se fazer um trabalho de regeneração pós farra: “É muito importante o repouso pelo menos de 6 a 7 horas, manter a hidratação e se alimentar bem, para ajudar no processo de reconstrução da musculatura que foi fadigada.” Sidnei ainda alerta sobre o cuidados na hora de montar o look: “Devemos ficar atentos na escolha das vestes, dar preferência sempre para tecidos leves e evitar tecidos sintéticos.”

Cuidados como este são necessários para que a alegria do carnaval não acabe antes da Quarta-Feira de Cinzas. Com certeza a diversão será muito melhor, se não colocarmos em risco a nossa saúde. Portanto cuide do seu corpo, brinque com responsabilidade e beba com moderação.

COMPARTILHAR
Pedro Leonardo
Apaixonado por todos os tipos de arte, fanático por futebol, não dispenso o ócio criativo, designer e estudante de comunicação, aspirante de fotógrafo e sobrevivente do sistema!