spot_img

Veja dez temas para a prova de Redação do Enem 2018

Published:

Muitos estudantes podem até pensar que os últimos três meses antes do Enem já não fazem tanta diferença. No entanto, professores alertam que na maratona do exame é justamente essa fase final que pode garantir o bom desempenho. A partir de agora até a data da realização das provas, nos dias 4 e 11 de novembro, o foco nos estudos pode ser extremamente positivo mesmo para aqueles que não vinham se dedicando tanto assim.

Para aproveitar bem os últimos três meses, uma dica é unânime: é preciso concentrar grande parte dos esforços na Redação. A partir de agora, o estudante deve escrever, pelo menos, duas redações por semana para desenvolver a capacidade de desenvolvimento textual e o ritmo de prova.

— É fundamental escrever e treinar redações dos anos anteriores, além de trabalhar com temas inéditos. Uma dica é treinar não só escrevendo, mas também lendo as redações dos que já fizeram a prova e tiraram uma boa nota — aconselha Eduardo Valladares, coordenador pedagógico do Descomplica.

Veja abaixo alguns temas sugeridos por professores:

 

1) Questão indígena

O lugar do índio na sociedade brasileira e as questões que envolvem sua marginalização é um dos temas citados pelos professores. Eles afirmam que a questão é aguardada há muito tempo, mas nunca apareceu na prova. De acordo com a tendência dos últimos anos, quando o exame abordou parcelas excluídas da sociedade como negros, mulheres e pessoas com deficiência, a proposta ganha força.
Os confrontos com ruralistas e o entrave na demarcação de terras indígenas são alguns dos problemas que permeiam a inserção desses povos na sociedade brasileira. Recentemente, a Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou um vídeo do “Índio do Buraco”, o último habitante da Terra Indígena Tanaru, isolada por fazendas. O índigena era membro de um grupo que foi desaparecendo decorrência de conflitos com grileiros, madeireiros e fazendeiros na região. Ainda que seja monitorado pela Funai, o Índio do Buraco já foi alvo de atentados.
Tema sugerido por Raphael Torres (professor de Redação do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon) e Eduardo Valladares (coordenador pedagógico do Descomplica)

2) Sistema carcerário no Brasil

O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo e a crise desse sistema, que atingiu seu auge no início de 2017 com rebeliões e mortes em presídios, sobretudo no Norte do país, também pode ser uma das temáticas da prova. A discussão sobre a eficiência do sistema e o encarceramento em massa são alguns dos pontos centrais do debate.

Segundo levantamento feito pelo GLOBO, 6.368 pessoas morreram em presídios do país de 2014 a 2017. Entre os motivos, estão doenças como a tuberculose, além de homicídios e suicídios, uma evidência da falência das cadeias brasileiras. Em 2017, a superlotação das prisões era de 167% e sua população de mais de 600 mil presos.

Tema sugerido por Eduardo Valladares (coordenador pedagógico do Descomplica)

3) Mobilidade Urbana

Um tema que sempre vem à tona, mas ainda não apareceu em nenhuma prova de Redação do Enem é o problema de mobilidade urbana no país. Devido a sua relevância, a questão é sempre candidata a tema da avaliação. O lado positivo é que o fato de ser um aspecto muito presente no cotidiano das pessoas pode facilitar o desenvolvimento do texto e ajudar o aluno na hora de pensar sua proposta de intervenção.
Um dos principais pontos da questão é como as cidades estão se preparando para estimular o transporte coletivo e reduzir o número de carros nas vias públicas, uma questão que além de influenciar na organização urbana, tem reflexos no meio ambiente. Para isso, investimentos no aumento da malha metroviária, e também a melhoria de projetos de integração de diferentes tipos de transporte, incluindo ônibus, são importantes.
Tema sugerido por Raphael Torres (professor de Redação do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon)

4) Fake News

A relevância cada vez maior das redes sociais na vida das pessoas e o impacto da disseminação de conteúdos mentirosos nessas plataformas dão força para o tema das Fake News. Em 2011, a prova de redação abordou a questão das redes, mas sob outro viés com o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.
A proximidade das eleições é um aspecto que torna o contexto favorável à ocorrência desse tema, levando em conta a influência que a rede de notícias falsas pode exercer no pleito. Um exemplo recente dessa influência foi o papel das fake news nas eleições americanas para impulsionar a candidatura do presidente eleito, Donald Trump.
O potencial destrutivo da disseminação de notícias falsas também ficou evidente depois do assassinato da vereadora Marielle Franco. Após o crime, uma onda de boatos sobre sua vida tomou conta das redes. Após denúncias, o Facebook acabou derrubando algumas páginas envolvidas no compartilhamento das informações mentirosas.
Tema sugerido por Eduardo Valladares (coordenador pedagógico do Descomplica)
5) O problema da saúde pública no Brasil
O problema da saúde pública no Brasil se apresenta como possível tema sob uma abordagem específica: o ressurgimento de doenças que tiveram o auge no século XIX e XX . Desde 2016, o Brasil tem enfrentado o reaparecimento de numerosos casos de febre amarela, malária e, mais recentemente, sarampo. O enfrentamento dessas enfermidades por meio de uma política de saúde pública efetiva pode ser um dos caminhos propostos ao candidato.
A volta do sarampo ao Brasil, onde estava erradicado, foi vista por especialistas como um retorno à Idade das Trevas. Assim como a profusão de casos de febre amarela também acendeu o alerta das autoridades e fez com que o governo brasileiro intensificasse ações de vacinação. O Enem teve início em 1998 e desde então nunca abordou nenhum tema relacionado diretamente à área da saúde, o que faz com que essa questão, que encontra embasamento no contexto atual, possa aparecer.
Tema sugerido por Eduardo Valladares (coordenador pedagógico do Descomplica)

6) Moradores em situação de rua

A crise econômica e o aumento do número de desempregados no país acentou uma realidade triste: mais pessoas passaram a morar nas ruas. Somente no Rio, em 2017, cerca de 15 mil pessoas estavam nessa situação, enquanto os abrigos disponibilizavam apenas 2 mil vagas.
Soma-se à falta de vagas para assistir esse público a péssima condição de infraestrutura nos abrigos do país. A equação faz com que o problema da população em situação de rua no Brasil seja um impasse difícil de ser solucionado.
Tema sugerido por Eduardo Valladares (coordenador pedagógico do Descomplica)
7) Bullying
O problema do bullying nas escolas virou alvo do interesse público no Brasil após uma tragédia em um colégio de Goiânia, quando, no ano passado, um aluno matou a tiros outros dois colegas. Segundo relatos, o autor dos disparos seria alvo de bullying por parte desses colegas. A partir de então, a discussão sobre a preparação das escolas para conter casos como esse ganhou maior proporção.
O debate sobre o desenvolvimento da empatia e o planejamento de estratégias para lidar com o problema se tornaram uma questão relevante não só para o âmbito escolar, mas para toda sociedade. De acordo com o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), 17,5% dos estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos que foram avaliados na prova relataram ser alvo de bullying pelo menos algumas vezes no mês.
Tema sugerido por Thiago Braga (coordenador de Língua Portuguesa e Redação do Colégio pH)

8) Obesidade

Dados do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco brasileiros que residem nas capitais do país são obesos. Os números são ainda mais preocupantes quando observados uma faixa etária específica. Entre os jovens de 18 a 24 anos, o índice de obesos aumentou 110% em dez anos. Esse contexto faz com que essa questão seja uma das candidatas a tema do Enem.
A obesidade favorece o aparecimento de doenças como diabetes e a hipertensão o que torna o problema ainda maior, exigindo uma postura efetiva de conscientização da população e incentivo à mudança de hábito por parte do poder público.
Tema sugerido por Thiago Braga (coordenador de Língua Portuguesa e Redação do Colégio pH)

9) O acesso a bens culturais no Brasil

A falta de acesso da população brasileira a bens culturais como cinema, teatro, museus, entre outros, é uma problemática que também pode aparecer no Enem. Nesse sentido, é preciso estar atento a alguns pontos como a concentração de oferta cultural em grandes centros urbanos e as desigualdades entre as regiões do país.
Nesse tema, o aluno pode abordar ainda o alto preço das atrações culturais, o que torna o acesso a elas ainda menos democrático, e propor a expansão de políticas públicas relacionadas ao acesso, além de um uso mais justo dos incentivos para produções culturais.
Tema sugerido por Thiago Braga (coordenador de Língua Portuguesa e Redação do Colégio pH)

10) Questão ambiental

A última vez que o Enem cobrou algo relacionado ao meio ambiente foi em 2008, quando pediu que os candidatos escrevessem sobre “Como preservar a floresta Amazônica”. Desde então, a preservação de patrimônios naturais no país sofreu reveses.

Em 2015, o país assistiu à principal tragédia ambiental da História após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco na cidade de Mariana, em Minas Gerais. O vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama tóxica dizimou a fauna e a flora da bacia do Rio Doce, afetando outros estados como Bahia e Espírito Santo. Nesse sentido, os estudantes podem abordar como deve ser feita a regulamentação da atividades empresariais para garantir a preservação de bens naturais, além da responsabilização desses entes em caso de catástrofes como a de Mariana.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img