Salvador recebe mutirão de prevenção à catarata nesse sábado

A Clínica Oftalmo Diagnose irá realizar consultas gratuitas para idosos acimas de 60 anos

Mil idosos serão beneficiados com a oferta de consulta oftalmológica gratuita que acontece nesse sábado, 1º de dezembro, no bairro de Ondina, em Salvador. A iniciativa, realizada pela Clínica Oftalmo Diagnose, é voltada ao diagnóstico e prevenção da catarata, uma das principais causas de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Para participar do mutirão, o paciente precisa ter 60 anos ou mais, e comparecer ao local munido de RG e do cartão SUS. O atendimento, que é por ordem de chegada, inicia a partir das 7h. A ação é voltada para todos os baianos, moradores da capital ou do interior. Se for diagnosticada a catarata no momento da consulta, o paciente já sai de lá com a cirurgia agendada – a expectativa é que o procedimento cirúrgico aconteça entre os dias 15 e 16 de dezembro na própria clínica.

Caracterizada pela opacidade do cristalino – estrutura que funciona como uma lente dentro dos olhos e responsável pela focalização da imagem para longe e perto – a catarata ainda é reversível através de cirurgia. “As causas para o desenvolvimento da doença são várias e a mais comum é a catarata senil, surgida após os 60 anos decorrente do processo natural do envelhecimento.  Fatores como diabetes, catarata traumática, inflamações intraoculares e uso de corticoide por tempo prolongado também podem ser condições favoráveis ao surgimento da catarata”, explica o oftalmologista da Oftalmo Diagnose, Dr. Carlos Eduardo Souza.

Sobre a Oftalmo Diagnose

Centro de referência em diagnóstico e cirurgia ocular, a Oftalmo Diagnose possui 24 anos de atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento das principais doenças que afetam a visão. São duas unidades em Salvador (Ondina e Rio Vermelho) e duas no interior baiano (Irecê e Paulo Afonso), além de contar com um centro cirúrgico completo, a Refracta. Já são 180 mil pacientes cadastrados e mais de 9 mil atendimentos realizados mensalmente.

Serviço:

O que: Mutirão de prevenção à catarata

Quando: sábado, 1º de dezembro, a partir das 7h

Onde: Clínica Oftalmo Diagnose, Av. Adhemar de Barros, 422, Ondina, Salvador

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.