spot_img

Religião] Católicos comemoram o dia da Padroeira do Brasil.

Published:

Neste sábado (12) é celebrado pelos católicos apostólicos romanos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mas conhecida como a Padroeira do Brasil. O dia foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº6.802, de 30 de junho de 1980. Em festividade á data, diversas igrejas pela comunidade realizam ações diferenciadas para celebrar a origem da santa. 

Para o Seminarista da Arquidiocese de Salvador Alexandre Oliveira, a padroeira do Brasil expressa o amor de Deus por meio de Jesus, o filho amado, que caminha com seu povo. “Dia especial, milhares de devotos participam desta espiritualidade nas igrejas. Diante das dificuldades recorrem a ela, pelo conforto e cura dos males da alma. Encontram na pequena imagem com copiosa redenção do amor de Deus”, diz.

Ainda de acordo com o seminarista, a santa também representa a Virgem Maria, sob o título de Aparecida, onde comunica a presença de Deus no meio do povo e sua manifestação nas pequenas coisas do dia a dia. 

Programação especial 

Paróquia Santo André, Vale das Pedrinhas- Celebração ás 7 horas, presidida pelo Padre Renato Minho. 

Celebração de séculos

Segundo a história, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pegar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Depois de muito tentar e nada conseguir, prestes a desistirem, um pescador avistou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ele apanhou primeiro o corpo e depois a cabeça e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então estavam vazias, abundavam em peixes.

Cerca de dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Em 16 de julho de 1930, a santa foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretadooficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img