Quabales inaugura Centro Cultural no Nordeste de Amaralina

Com a ideia de compartilhar conquistas e experiências de vida com jovens que não tinham acesso à cultura e educação, nasceu o Quabales.

“Uma escola de educação para a formação de cidadãos”. É assim que Marivaldo dos Santos, idealizador do projeto define o Centro Cultural Quabales que será inaugurado hoje (10), às 18h. O evento será restrito apenas para convidados. Na sexta-feira (12), dia das crianças, será a vez da comunidade conhecer o centro cultural. Na ocasião serão realizadas atividades para o público infantil com a distribuição de lanches. O espaço fica localizado na rua Aurelino Silva.

Partindo do principal objetivo do projeto que é combater as drogas e a violência através da música, o Quabales irá oferecer diversos cursos e oficinas para a comunidade. Percussão, percussão performática, aula de violão e aula de voz são algumas das atividades que serão realizadas no espaço. As inscrições começam a ser feitas a partir do dia 15. “Tudo isso aqui foi planejado há seis anos. Já tinha tudo esquematizado desde 2012 quando criei o Quabales. Minha ideia não é somente pegar os meninos e transformar em músicos famosos. Não é isso. Esse espaço aqui é para educar. A música é apenas consequência”, ressalta Marivaldo que sempre faz questão de frisar a importância do Nordeste de Amaralina em sua formação: O Nordeste de Amaralina sou eu em pessoa. Sai daqui, fui morar fora e estou voltando e trazendo esse Centro Cultural para o bairro. Nordeste para mim é mundo. Temos muita coisa boa aqui. Espero que com isso daqui eu consiga realmente ajudar.

O QUABALES – O Quabales é um projeto socioeducativo cultural que acontece no Nordeste de Amaralina. O nome do projeto teve como inspiração um instrumento criado por Marivaldo Santos que tem o mesmo nome: “Qua”, pelo fato do instrumento ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um Timbales. O Quabales contempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. Seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado. Com aulas de percussão, violão, canto, percussão corporal e performática, o grupo tem como objetivo a inclusão social de adolescentes e jovens, usando a música e a arte como instrumentos de transformação da vida desses jovens. O Quabales Show mistura a expressão do Stomp com o hip hop, o canto, o som eletrônico e os movimentos corporais. O grupo já se apresentou em grandes eventos como o Rock In Rio, no Brasil, e o Montreaux Festival, na Suíça.

Mais informações:
O quê: Inauguração do Centro Cultural Quabales
Quando: Quarta-feira (10), às 18h. Abertura para o público no dia 12 de outubro.
Endereço: Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 07, Nordeste de Amaralina)

COMPARTILHAR
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU