spot_img

Portal da Educação disponibiliza mais de 6,5 mil conteúdos digitais que auxiliam na preparação para o Enem

Published:

A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais no Portal da Educação. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual de ensino, na perspectiva de dinamizar as aulas. Além disso, os conteúdos contribuem para a preparação dos estudantes voltadas às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 4 e 11 de novembro. Os conteúdos podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet.  Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Também há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.

A partir da apropriação tecnológica, o estudante tem contato a um conteúdo crítico, contextualizado e colaborativo. Além disso, a ação é colaborativa, pois tem como elemento principal a participação de professores da Rede Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, e os estudantes, como protagonistas. A partir desta concepção, o programa atua por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web.
Um dos destaques é a série de TV da Rede Anísio Teixeira, protagonizada por estudantes e professores da rede pública estadual, que pode ser assistida e baixada através do Portal da Educação. Por meio do canal da TV Anísio Teixeira, foram produzidos, na primeira temporada, nove programas educacionais, além de interprogramas e campanhas educativas. 

Também no Portal da Educação, os estudantes podem acessar os vídeos-aulas do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do Emitec são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do IAT.

Inscrições para o Enem
As inscrições para as provas do Enem estão abertas até 17 de maio. Para dar suporte aos estudantes da rede estadual de ensino durante o processo, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto Enem 100%, que inclui várias etapas, como a realização de aulões e simulados para o fortalecimento das aprendizagens. Neste momento de inscrições, a secretaria orienta as escolas para que disponibilizem computadores com acesso à internet para que os estudantes possam se inscrever nas próprias unidades de ensino.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img