Governo promove corte generalizado em bolsas de pesquisa no país

A medida se junta ao corte orçamentário das instituições federais, anunciado pelo ministro Abraham Weintraub

Foto : Geraldo Magela/Agência Senado

O governo federal bloqueou nas últimas horas de forma generalizada bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, relatos de coordenadores de programas apontam que financiamentos que estavam temporariamente sem uso foram retirados do sistema do órgão de fomento ligado ao Ministério da Educação. A medida se junta ao corte orçamentário das instituições federais, anunciado pelo ministro Abraham Weintraub.

A mais recente foi a que bloqueava orçamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal Fluminense (UFF) em 30% alegando “balbúrdia”, que logo expandiu para todas as universidades federais, assim como institutos federais.

Ainda de acordo com a Folha, as bolsas pertenciam a alunos que já defenderam seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.