spot_img

Moa do Katendê: centenas celebram memória de mestre ao som de tambores no Pelô

Published:

Romualdo Rosário da Costa, o mestre Moa do Katendê, foi assassinado durante uma discussão política há quase dez dias, no domingo (7), após o 1° turno das Eleições 2018, mas ele vive: não em matéria, mas em memória e legado.

Centenas de pessoas que acreditam que “Moa vive”, lotaram o Largo do Pelourinho, na noite desta terça-feira (16), para gritar – ao som de dezenas de tambores – a permanência de sua mensagem de amor, luta e resistência.

Amigo de Moa há 30 anos, o cantor e compositor Tonho Matéria foi um dos organizadores do segundo ato realizado em memória do mestre – que começou a se desenhar no sábado (13), quando amigos e admiradores decidiram que aroda de capoeira que reuniu mais 200 pessoas no mesmo largo, na última quarta-feira (10), foi insuficiente para “comunicar à sociedade quem foi Moa do Katendê e sua contribuição para a sociedade”.

E como a vida do mestre foi marcada pela cultura afro-brasileira, ficou decidido que os tambores do Olodum e todo o axé dos afoxés Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê contariam melhor essa história.

Músicas como “Protesto Olodum”, composta por Tatau, ex-Araketu, interpretada pelo próprio grupo, embalaram as pessoas que se aglomeraram por toda extensão da ladeira principal do Centro Histórico.

‘Mataram um nêgo’
Uma grande faixa branca, estendida sobre a fachada do Museu da Cidade, mandou o recado: “Moa vive! Mataram um nêgo, não vou me calar”.

O silêncio sobre a morte de Moa foi rompido por gente como o gestor e pesquisador cultural Chicco Assis, 38, que conviveu com o artista assassinado e ajudou a convocar o grande público.

Por: Tailane Muniz – Correio24horas

 

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img