Mãe se emociona com entrega de certificado para filha: ‘Aluna completa’, diz professora

Foto que registrou o momento da entrega ultrapassou 70 mil curtidas

A expressão de Maria das Graças, mãe de uma das alunas a receber um certificado por ter se destacado neste ano letivo na Escola Estadual Dr. Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista (SP), comoveu internautas. A foto que registrou o momento da entrega foi publicada na página da unidade no sábado e ultrapassou 70 mil curtidas. Para os professores de Eloá de Oliveira Rosa, que está no 7º ano do Ensino Fundamental, ela é uma “aluna completa”.

A professora de Língua Portuguesa Tatiana de Lima Cardoso explicou que organizou o Sarau Literário para marcar o dia da entrega dos certificados para três alunos de cada série pelo desempenho exemplar que tiveram ao longo do ano.

— (A mãe) já entrou chorando na sala. Ela me disse que ficou muito feliz de a filha receber esse certificado. Nós professores nem imaginamos como que para os alunos esse reconhecimento é importante, mas isso também emociona a gente. Eloá é uma ótima menina — frisou Tatiana, acrescentando ter ficado bastante surpresa com a repercussão.
A sala de aula onde ocorreu o evento foi decorada com trabalhos escolares. De acordo com a Secretaria de Educação de São Paulo, o sarau foi organizado para a rematrícula e a entrega dos certificados não ocorrer de forma burocrática. A coordenadora pedagógica da unidade disse que os alunos declamaram poemas escritos por eles, participaram de um lanche e da decoração do ambiente escolar, entre outras atividades que marcaram o encerramento do ano letivo.
— Era uma coisa tão simples, não imaginamos que fosse repercutir tanto — disse a professora, que deu aula para Eloá em 2017. — Os professores dela nesse ano a indicaram como aluna destaque. Eles sabem do potencial dela, fizeram essa escolha porque ela é uma aluna completa.

Segundo Tatiana, Eloá superou as dificuldades nas disciplinas de forma geral, melhorando as notas em comparação com a série anterior. A professora afirmou que escolha de quem recebe o certificado também considera os alunos que se superam.

— Ela começou a se empenhar e a tirar boas notas — disse Tatiana.
A mãe da aluna contou na escola que parte desse aprimoramento se deve aos conselhos do pai da adolescente, que passou para a filha a importância de se dedicar aos estudos. Ainda que seus irmãos mais velhos não tenham concluído a escola, seu pai a incentivava a estudar e a ajudava sempre que possível nas tarefas. Segundo Tatiana, a caçula deseja cursar Direito na faculdade. Embora o pai dela tenha morrido há três meses, a professora ressaltou que o desempenho de Eloá não caiu.

 

Fonte: Agencia o Globo

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.