spot_img

Jovens do Nordeste de Amaralina são formados pelo Parque Social: ‘Ajudou a nortear meu futuro’

Published:

Por Correio 24 Horas

Jovem negro de origem humilde, o estudante Victor Lopes, 18 anos, mora com a família no Nordeste de Amaralina, área periférica de Salvador. Filho de pais separados, Victor, que tem outros três irmãos, terminou o ensino médio há dois anos e, apesar da pouca experiência de vida, tinha uma única certeza: precisava “correr atrás”.

Em busca do primeiro emprego, não demorou muito e o estudante se tornou um dos 300 integrantes do Jovem Aprendiz Empreendedor, programa do Parque Social que possibilita que meninos e meninas, com idade entre 14 e 22 anos, tenham a primeira experiência profissional. Para Victor, participante do ciclo 2018, a vivência foi um “norte” ao seu futuro, que ganhou novos rumos nesta terça-feira (7), quando recebeu o certificado de participação do projeto, no Palácio Thomé de Souza.

Victor trabalhou no gabinete do prefeito ACM Neto  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

O jovem, que queria “trabalhar de qualquer coisa” para ajudar a mãe e o padrasto nas despesas de casa, passou um ano e seis meses trabalhando no gabinete do prefeito ACM Neto, onde desenvolveu atividades na área de Recursos Humanos (RH), além de outros setores administrativos sob orientação do programa – realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), que distribui os jovens nas secretarias da cidade.

“Nunca pensei que um dia eu ia trabalhar no mesmo lugar do prefeito. Aliás, eu nunca pensei que um dia eu estaria aqui. Eu só queria um trabalho qualquer, mas o projeto norteou o meu futuro e eu desenvolvi uma noção de responsabilidade não só financeira, mas também emocional”, comentou o jovem, que decidiu estudar Medicina.

Natália é participante do programa Jovem Monitor de Turismo (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Integrantes da turma 2019/2020, os irmãos Natália, 17, e Edilson Ramos, 18, são só expectativa. Moradores do bairro da Santa Cruz, a dupla já garantiu que vai “dar trabalho”.

“Eu estou muito feliz de ser sido aprovada. Meu sonho é ser guia turística e esse é um ponto de partida para mim, que pretendo aproveitar ao máximo, tirando todas as minhas dúvidas e absorvendo tudo que eu puder de conhecimento”, afirmou ela, que integra o grupo do Jovem Monitor de Turismo, uma seção segmentada e voltada para a área.

Irmão de Natália, Edilson também integra nova turma (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Já para Edilson, recém contratado para o primeiro emprego na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ideia é aprender tudo o que puder para, futuramente, cursar História ou Administração na faculdade.

“É uma oportunidade muito interessante porque abre as portas da vida pra gente”, disse à reportagem, acrescentando que a matriarca da família não se conteve de felicidade com a dupla aprovação.

De acordo com a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, o programa funciona como uma “jornada transformadora”, possibilitando que jovens como Victor, que nem sempre têm oportunidades, tenham suas vidas transformadas por meio do conhecimento.

Presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães considera o programa transformador (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Para ingressar no Jovem Aprendiz Empreendedor, é necessário estar matriculado na rede pública de ensino regular ou estar prestes a concluir o ensino médio.

Além de serem contratados formalmente como aprendizes das seções da prefeitura, com direito a meia bolsa de salário, os jovens continuam frequentando as aulas teóricas que abordam administração, gestão de pessoas, relacionamento e até noções básicas de Direito.

Leia a matéria completa, clique aqui

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img