Governador assina contrato para iniciar obras do VLT

O transporte público ligará o Comércio até a Ilha de São João, em Simões Filho

Foto : Alberto Coutinho/GOVBA

O governador Rui Costa assinou hoje (13), durante evento no Salão de Atos da Governadoria, o contrato que determina que em seis meses se dê início às obras de implantação do VLT, Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos.

O contrato para o transporte público que ligará o Comércio até a Ilha de São João, em Simões Filho, tem valor de R$ 1,5 bilhão.

“O VLT possibilitará o surgimento de novos negócios e atrairá a iniciativa privada para construir equipamentos comerciais, residenciais, de lazer, e que geram empregos”, afirmou o governador Rui Costa.

O VLT irá substituir o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário e será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. A estrutura contará com 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia.

O projeto ainda prevê integração com o sistema de metrô da cidade. Uma ligação com quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via Expressa e fazendo a integração com o sistema metroviário no Acesso Norte está nos planos de implantação do VLT.

O contrato foi assinado pelo Governo do Estado e pelo consórcio vencedor do leilão realizado em maio de 2018, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.