spot_img

Fogueira de Bimba e Fogueirê: comemoração histórica da Regional e reverberação de projetos com os Capoerês

Published:

Reverenciar a memória de Mestre Bimba e comemorar o centenário da capoeira regional. Esse são os objetivos principais do evento batizado como “Fogueira de Bimba”. Em sua 15ª edição, a festa acontecerá nesta sexta (29), às 18h, no no Sítio Caruano. A Fogueira de Bimba é um evento que a Fundação Mestre Bimba tem procurado reverenciar, remetendo ao hábito de Bimba em torno de sua viola. Todo dia 29 de junho, o Mestre se sentava em sua casa dedilhando o instrumento e em seguida a festa estava montada, frequentemente atravessando a madrugada. Atualmente a Fundação, junto à Filhos de Bimba Escola de Capoeira, se reúne em torno da fogueira para confraternizar e manter acessa a chama dessa tradição.

FOGUEIRÊ – Neste ano, além dessa tradicional festa que acontece no Sítio Caruano no Nordeste de Amaralina contaremos com uma confraternização programada especialmente para os Capoerês: o Fogueirê. Essa comemoração acontecerá no Forte da Capoeira, no dia 14 de Julho e coroa o encerramento das atividades. No Fogueirê, serão reunidas dezenas de crianças que já são contempladas com as aulas gratuitas nos bairros Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Narandiba, Plataforma e na Ilha de Itaparica, em Baiacu. Haverá a grande final dos Festivais que têm sido desenvolvidos nos núcleos. Essas atividades lúdicas têm ocorrido periodicamente e incentivam os Capoerês a aprimorarem princípios fundamentais da metodologia da Capoeira Regional, como ritmo de jogo, toques de berimbau, entre outros. Além disso, ocorrerão grandes aulas coletivas com os professores daqueles núcleos, em uma festa grande festa aberta a todos que queiram conhecer o projeto e as atividades, tanto do Projeto Capoerê quanto da Filhos de Bimba Escola de Capoeira.

CAPOERÊ – O Projeto Capoerê foi criado no início da década de 1990 pelo Mestre Nenel, em parceria com o pesquisador Frede Abreu. Projeto de abrangência nacional e internacional, atende gratuitamente crianças oriundas das periferias de diferentes lugares do mundo, que se encontram em situação de vulnerabilidade social; e em 2017 e 2018 tem contado com apoios e financiamentos que tem propiciado um desenvolvimento exponencial nas atividades, viabilizando um aumento considerável no número de participantes, bem como apoio fundamental aos professores que normalmente desenvolvem essas atividades de forma voluntária.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img