spot_img

[Evento] Escola Municipal Maria Amália Paiva promoveu caminhada da Consciência Negra.

Published:

No último sábado (24) a rua principal do Nordeste de Amaralina foi tomado por uma estrada colorida, formada por estudantes, professores, com cartazes, faixas, turbantes, e muita música ao som da banda Nova República, participando da 1º Caminhada da Consciência Negra. A ação teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho realizado sobre a temática: Histórica da África, Afrodescendência e demais temas propostos pela lei 10.639.

Flávia Matos, professora da instituição, explica: “A caminhada da Consciência Negra é a culminância do trabalho realizado a partir das diretrizes da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Acredito que uma ação como essa é de extrema importância para os estudantes e para a comunidade, visto que traz visibilidade para ações afirmativas que valorizam o negro, elevam sua autoestima e promovem o empoderamento através do conhecimento da sua história”.

Daniela Gonzalez, professora e uma das idealizadoras do evento destaca a importância deste tipo de ação para comunidade: “Para os estudantes a iniciativa trouxe novos conhecimentos, interação com a comunidade  além de mostrar o quanto somos fortes quando nos unimos em um só propósito.  Foi emocionante ver as crianças lindas com seus turbantes . A  Banda da Nova República  foi um show a parte que abrilhantou o evento  mostrando que o Nordeste de Amaralina continua um berço de cultura. Nas portas das casas e centros comerciais as pessoas sorriam e acenavam ao acompanhando a estrada que se formou na rua principal do bairro. Colocar um evento como este na rua é muito complicado para escolas públicas,  mas com um pouco de boa vontade e envolvimento conseguimos”, pontua.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img