spot_img

Escola municipal da Chapada do Rio Vermelho corre o risco de fechar turma do EJA por baixa procura.

Published:

Desde o último dia 10 de janeiro foram abertas inscrições, mas a procura por matrículas tem sido abaixo do esperado o que pode acarretar o cancelamento da turma.

 

“Nossa escola não pode fechar. Ela é luz em um bairro com tantas demandas sociais”, ressalta a Coordenadora da Instituição, Paula Shirley.  “Gostaria de salientar que a Secretaria de Educação não pontuou sobre o fechamento da escola. Isso poderá ocorrer se não houver demanda de matrícula. As pessoas precisam se dar conta da necessidade de conhecimento para melhorar de vida, em todos os sentidos.”, destaca diretora Regina Conceição.   A escola é o único serviço público existente no Alto da Chapada. Atualmente a unidade têm duas turmas que atendem 50 alunos, entretanto a capacidade é de aproximadamente 150 alunos. Neste grupo de 50 alunos, se destaca Dona Roberta, com 100 anos de idade. Dona Noberta é considerada uma das melhores alunas do grupo, mesmo com a elevada idade a estudante está na turma de EJA desde 2016. Assiduidade e pontualidade são outra características de Dona Noberta.  “Participa de todas as atividades, sem reclamar. Mesmo as atividades que não consideram aula (palestras, oficinas, vídeos). Ela participa dos trabalhos de equipe. Faz as atividades. Dá até “cola” aos colegas em dias de avaliação”, comenta a Diretora.
Os interessados devem fazer suas matrículas na própria unidade, que fica localizada R. Paulo VI, SN – Chapada do Rio Vermelho, portando os seguintes documentos: Cópia do RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Pessoa com idade a partir de 15 anos pode participar. As aulas são gratuitas e realizadas no período noturno. Atualmente são ofertadas as aulas da fase I, que vai do 1º ao 5º ano. Cada semestre na EJA equivale a um ano da primeira etapa do ensino fundamental.
Esta é uma boa oportunidade para concluir seus estudos se qualificar para o mercado de trabalho.
Saiba mais 

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.

A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009. Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img