spot_img

Contos Negreiros do Brasil

Published:

Após ser visto por mais de 50 mil espectadores “Contos Negreiros do Brasil” chega pela primeira vez em Salvador

Espetáculo baseado na obra de Marcelino Freire contextualiza dados estatísticos do negro e da negra no Brasil

Pela primeira vez, a cidade de Salvador receberá o espetáculo “Contos Negreiros do Brasil”, que leva o público a presentificar índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias. A carne negra é constantemente exposta em suas dimensões e

experiências reais, sociais e culturais. “Contos Negreiros do Brasil” é um espetáculo documentário sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil; seja o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta ou a idosa.

Os personagens veem as cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para plateia. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias eValéria Monã interpretam todos os personagens contidos nos 12 contos do livro “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti – 2006), de Marcelino Freire. A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são

cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana.

O país de “Contos Negreiros do Brasil” é a demonstração de uma parte dos Brasis existentes. Encená-lo é necessário, onde quebrar a ideologia da ―democracia racial nos fará refletir os dois Brasis reais que predispomos. Sem fazer um recorte racial no país, será um cenário visto de forma romantizada, sem a realidade das periferias, da maioria que não se enxerga na teledramaturgia e nas propagandas na TV, das solidões dos becos, da comunidade penitenciária que é monocromática, do analfabetismo que rende muito dinheiro, da prostituição pela sobrevivência mínima, do noticiário policial, das taxas de homicídio, gravidez precoce e da violência doméstica.

“Contos Negreiros” faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, mas que foram esquecidos ou embranquecidos, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo, Juliano Moreira e Lima Barreto.

FICHA TÉCNICA

Texto: Marcelino Freire

Direção: Fernando Philbert

Assistente de Direção: Mery Delmond

Direção Musical: Maíra Freitas

Elenco: Aline Borges, Marcelo Dias e Rodrigo França

Cenário e Figurino: Natália Lana

Iluminação: Vilmar Olos

Operador de Luz: Pedro Carneiro

Pesquisa: Rodrigo França

Direção de Produção: Gabrielle Araújo e Sergio Canizio

Produção: Caboclas Produções

Idealização: Fernando Philbert e Diverso Cultura e Desenvolvimento

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos.
INGRESSOS: R$30 (Inteira) R$15 (meia)

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img