spot_img

Rene Silva, cria do CPX (RJ), é eleito um dos dez líderes jovens de 2023 da Time

Published:

Orgulho! Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades é um dos dez líderes presente na lista da revista internacional Time.

A lista Next Generation Liders mostra os líderes da próxima geração e foi divulgada hoje. Junto com uma entrevista exclusiva para a Time onde Rene conta a história do jornal e a missão de amplificar as vozes da comunidade.

história do início do Voz das Comunidades , um jornal comunitário que cobre os bairros operários de maioria negra no entorno do Rio de Janeiro, parece o enredo de um filme infantil.

Em 2005, Rene Silva, de 11 anos, convenceu os professores de sua escola no Complexo do Alemão a deixá-lo entrar no jornal estudantil – apesar dos protestos de crianças mais velhas que o achavam muito jovem. Em poucos meses, ele superou esse trabalho, recrutando outras quatro crianças para ajudá-lo a lançar seu próprio jornal cobrindo toda a favela, como  são conhecidos os bairros informais do Brasil .

“Eu olhava os papéis e não via a favela que eu conhecia representada”, diz. “A mídia só falava de narcotráfico, violência, morte, então quem vem de fora acha que é só isso.”

Dezoito anos depois, a Voz das Comunidades continua a desfazer esses estereótipos. Agora formalmente reconhecida como uma ONG, tem 35 funcionários que cobrem histórias sobre cultura, política, esportes, educação e problemas de negligência do Estado.

Clique aqui para ler a entrevista completa de Rene Silva.

Voz das Comunidades
Voz das Comunidadeshttp://www.vozdascomunidades.com.br/
No ano de 2005, época em que a mídia tradicional nem se quer mencionava o que existe de bom nas favelas e os verdadeiros problemas sociais que os moradores enfrentam no dia-a-dia, foi quando um menino de 11 anos de idade, aluno de uma escola municipal, decidiu criar um jornal pra comunidade do Morro do Adeus, uma das 13 que formam o Conjunto de Favelas do Alemão, pra mostrar tudo o que acontecia na sua comunidade.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img