Centenário da Capoeira Regional será comemorado com atividades gratuitas no Centro Histórico de Salvador

Seminários, mesas-redondas, formatura, oficinas e rodas de capoeira serão realizadas pela Fundação Mestre Bimba a partir de 18 de dezembro.

Centenário da Capoeira Regional é celebrado com atividades gratuitas no Centro Histórico de Salvador — Foto: Juliana Linhares/Divulgação

Centenas de capoeiristas baianos, brasileiros e estrangeiros vão se reunir, a partir do dia 18 de dezembro, para celebrar o centenário da Capoeira Regional e promover a formação e a memória do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Até o dia 22 de dezembro, atividades gratuitas como seminários para educadores, mesas-redondas, formatura, oficinas e rodas de capoeira serão realizadas em espaços do Centro Histórico de Salvador pela Fundação Mestre Bimba (FUMEB). [Confira a programação completa no final da matéria]

Fundação Mestre Bimba

Há 100 anos, um jovem negro criou um sistema de ensino que mudaria o rumo da história do jogo de corpos no Brasil. Seu nome: Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba; seu legado: a Capoeira Regional.

A Fundação Mestre Bimba (FUMEB) foi edificada por diversos discípulos e admiradores de Mestre Bimba em 1993 e é reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual. A finalidade da Fundação é preservar e difundir a obra de Mestre Bimba e o o legado cultural afro-brasileiro através de eventos e atividades correlatas no campo da capoeira.

Atualmente a FUMEB desenvolve o Capoerê, projeto social criado por Frede Abreu e iniciado por Mestre Saguim, que tem a realização da Filhos de Bimba Escola de Capoeira desde o final dos anos 90 e já atendeu mais de oito mil crianças em comunidades de Salvador.

Hoje, a FDB mantém núcleos nas localidades: Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Plataforma, Narandiba, Chapada do Rio Vermelho e no distrito de Baiacu, na ilha de Vera Cruz.

Programação completa:

18 de dezembro (terça-feira)
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho)
18h – Missa do Bimba

19 de dezembro (quarta-feira)
Local: Forte da Capoeira (Santo Antônio Além do Carmo)
14h – Seminário Educadores FdB
19h – Roda de Abertura

20 de dezembro (quinta-feira)
Local: Praça Pedro Arcanjo (Pelourinho)
13h – Capoerê
14h30 – Aulão de Capoeira com Mestre Pelicano
15h30 – Oficina de Maculelê
16h – Aulão de Capoeira com Mestre Canguru
17h – Roda
18h – Oficina de Samba com Dona Nalvinha seguido da apresentação de samba de roda

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.