[OPINIÃO] Rui, Neto e o Carnaval do Nordeste

Ainda restam seis dias de festa. Será que ambos (Governador e Prefeito) nos darão a honra de tão ilustre visita? Até a quarta de cinzas saberemos.

E mais uma vez o Governador do Estado, Rui Costa, e o Prefeito de Salvador, ACM Neto ignoraram a abertura da folia momesca no Circuito Mestre Bimba. A indiferença só não foi mais gritante, pois, como já é praxe, tanto o executivo estadual quanto o municipal, mandam até o Nordeste seus correligionários, representados nas figuras dos secretários, vereadores, deputados e cabos eleitorais.  Afinal, esse ano tem eleição.

O carnaval do Nordeste de Amaralina tem origem desde os anos 60 e 70 com a Escola de Samba Diplomatas de Amaralina. O atual formato, com blocos de trios, surgiu em meados de 2005 tem caráter puramente popular.  Grupos de capoeira, afoxés, samba, blocos infantis, blocos de travestidos, blocos de pagode e axé dentre outros tipos de manifestações permeiam os sete dias de festa no circuito. Xexéu, Silvio de Almeida, Sandoval Melodia, Fábio Nollasko, Jamoliva, Joccy Lee, Guiguio do Ilê, Paulo Jorge do Olodum, Bebeto Cerqueira, Tote Gira dentre outros são algumas das figuras que confirmam que a região é um verdadeiro celeiro cultural. Em 2012 o carnaval do Nordeste de Amaralina foi batizado como Circuito Mestre Bimba, em homenagem ao criador da Capoeira Regional). Em 2015 o circuito foi oficializado pelo Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares de Salvador (CONCAR).

Entretanto, apesar de oficializado, o circuito não goza do mesmo prestígio e consequentemente, dos mesmos investimentos do circuito dito tradicional. Circuito esse situado na zona nobre e da elite “branca” da cidade. Se a prefeitura alardeia aos quatro cantos o grande contrato de patrocínio assinado com uma grande cervejaria, pelas bandas de cá essa grana não se sabe ou não se viu. O Governo do Estado, por sua vez, somente chega ao circuito através do braço pesado da polícia militar.

Ainda restam seis dias de festa. Será que ambos (Governador e Prefeito) nos darão a honra de tão ilustre visita? Até a quarta de cinzas saberemos.

COMPARTILHAR
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU