O carnaval do Nordeste de Amaralina está em crise?

A menos de um mês do Carnaval, e nenhuma novidade anunciada no Carnaval do Nordeste

Tradicionalmente conhecido como um dos maiores carnavais de bairro de Salvador, o carnaval do Nordeste de Amaralina nos últimos anos ganhou uma grande repercussão, porém parece que no ano de 2018 a crise atingiu em cheio a festa momesca do bairro.

A tradicional Associação de Blocos do Nordeste de Amaralina (ABCN) a cada dia perde espaço para a nova associação, Circuito Mestre Bimba, comandada por Eudes Oliveira, que roubou a cena da festa. Já os blocos tradicionais que fundaram o carnaval do bairro, até agora não se manifestaram e nem divulgaram suas atrações, como por exemplos dos dois maiores blocos trasvestidos do Nordeste, “Os Toalhas e Às Dondodoletes”. Faltando menos de um mês para a festa ambos ainda não divulgaram suas fantasias, será que vão sair esse ano?

O crescimento desordenado e sem planejamento pode ter contribuído para certa “crise” que atingiu em cheio a todos esse ano. Muitos donos de bloco ficam na ponga de alguns políticos e não correm atrás de um recurso privado para garantir a saída e sobrevivência da agremiação. Se tornam assim refém a uma política de troca.

Muitos acharam que com a oficialização do Circuito Mestre Bimba no ano de 2016, recursos públicos seriam disponibilizados para as associações e agremiações carnavalescas, não sabendo eles que é de responsabilidade de cada dono de bloco correr atrás do seu recurso, mesmo que seja público, através de editais nas esferas estaduais e municipais ou através de projetos comercias para empresa privadas.

Quem já anunciou que não vai sair é o Bloco Corno Nordestino que alegou falta de verbas para colocar o bloco na rua. Também não estamos ouvindo os burburinhos dos tradicionais blocos de Samba.

Será que o carnaval do Nordeste de Amaralina está chegando ao fim? Ou será que é preciso passar por essa reformulação para que o carnaval cresça de forma ordeira e assertiva? Fica aqui um questionamento da turma do NES, para todos aqueles que fazem parte da história do Carnaval do nosso bairro.

COMPARTILHAR
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.