spot_img

Aulão comemorativo reúne 400 capoeiristas no Farol da Barra neste sábado

Published:

Em 1918, um soteropolitano do Nordeste de Amaralina mudaria para sempre a história da Capoeira. Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, misturou elementos da capoeira tradicional com o batuque (antiga luta nordestina) e criou a capoeira regional, arte genuinamente brasileira. Neste final de semana, 100 anos depois, um dos maiores grupos de capoeira do mundo lhe rende homenagens ao realizar um enorme congraçamento de capoeiristas.

No seu VI Encontro Nacional, a Abadá Capoeira, que 30 anos atrás foi fundada por um aluno de Bimba, o Mestre Camisa, reúne alguns dos maiores nomes da capoeira em um evento multicultural iniciado na última quinta-feira (13) e que encerra sua programação neste sábado (15) e domingo (16).

O sábado de pôr do sol no Farol da Barra, neste sábado, promete ser o auge do encontro. Entre as 16h e 17h30, cerca de 400 capoeiristas vão se reunir em frente ao principal ponto turístico de Salvador para uma apresentação aberta, uma imensa roda de capoeira em forma de aulão, com a participação de baianos e turistas.

O objetivo do evento é fortalecer a arte que hoje é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, mas ainda enfrenta preconceitos no acesso a diversas áreas.

Confira a programação a partir deste sábado:

– 15 de setembro, sábado
Aulão e roda de Capoeira

Aberto ao público
Das 16h às 17h30 no Farol da Barra
✓ Ponto alto do encontro, a imensa roda em forma de aulão promete reunir 400 capoeiristas no Farol da Barra

– 15 de setembro, sábado
Noite dos Cantadores: causos histórias e contos de capoeira

Às 20h30, no Teatro Arena do SESC/SENAC/PELOURINHO
Aberto ao público
✓ Compositores, cantadores de músicas de Capoeira irão cantar, expor suas influencias e inspirações. É a possibilidade do capoeirista valorizar sua música e suas histórias. No show de cantigas, os cantadores são as estrelas da noite.

– 16 de setembro, domingo
Festival Cultural, Batizado e troca de graduações dos alunos da Abadá-Capoeira

9h, no Forte da Capoeira, Santo Antônio Além do carmo
Aberto ao Público
✓ Apresentações culturais realizadas pós pesquisas dos alunos e alunas da escola. Serão iniciados cerca de 100 alunos(as) na sua primeira roda de evento, a primeira graduação. Tantos outros irão trocar de corda frente a um público de mestres, professores, amigos, familiares e simpatizantes da capoeira

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img