spot_img

Anistia Internacional Brasil realiza oficina de Direitos Humanos no Fórum Social Mundial com ferramenta QuilomBOX

Published:

A Anistia Internacional Brasil, junto com coletivos de juventude mobilizados em diversos estados do país, realizou a oficina “QuilomBOX: Potencializando nossas linguagens” e “Educação em Direitos Humanos para mudar o mundo” na noite da última quinta feira (15), na Tenda de Direitos Humanos  do Fórum Social Mundial 2018 – Salvador – Bahia.

A oficina contemplou linguagens presentes nos 4 eixos temáticos da QuilomBOX : Corpo e Movimento, Ritmo e Poesia, Estética e Imagem e Comunicação e Tecnologia. Os grupos de trabalho foram mediados por colaboradores e parceiros da Anistia Internacional Brasil.

A QuilomBOX  é uma caixa de construção coletiva, produto e ferramenta de mobilização e educação em direitos humanos construída por jovens negros e negras mobilizados por vários estados do país, em parceria com a Anistia Internacional para a campanha #JovemNegroVivo, que em 2016 e 2017 reuniu jovens das periferias de capitais do país para construir e potencializar a luta por Direitos Humanos através das diversas linguagens presentes nas cidades envolvidas na campanha.

Dentro da caixa estão pastas com metodologias de oficina construídas ao longo da campanha #jovemNegroVivo, que esteve em Salvador em 2016 e contou com a participação de jovens de bairros como Santa Cruz, Sussuarana, Cabula, IAPI, dentre outros.

No final da oficina QuilomBOX foi feito uma roda de compartilhamento de produtos da noite.

Além da oficina QuilomBOX, a tenda  de o grupo Ativismo Salvador – Anistia Internacional promoveu a oficina “Educação em Direitos Humanos para mudar o mundo”, para compartilhar algumas das experiências de educação em direitos humanos que os grupos locais de ativismo da organização vêm realizando em Salvador, em outras capitais do país e também em outros países.

Adriele do Carmo
Adriele do Carmo
Cria da santa Cruz, é poetisa, ativista social, relações públicas e produtora cultural

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img