A tradicional Feira do Nordeste de Amaralina está morrendo?

A feira acontece tradicionalmente todos os domingos no final de Linha do bairro

O baixo número de comerciantes e produtos fazem com que moradores, visitantes e até comerciantes do Nordeste de Amaralina façam, a cada domingo, a mesma pergunta: A tradicional feira do Nordeste está morrendo?

 

A feira acontece todos os domingos na rua Cristóvão Ferreira, no final de linha.  Os moradores mais antigos afirmam que a feira surgiu pouco depois da fundação do bairro, por tratar-se justamente de uma região agrícola, os moradores teriam organizado  seus produtos para comercializar em local estratégico. Além de ser visitada pelos próprios moradores, a feira recebe pessoas dos bairros vizinhos.

 

Atualmente, a grande maioria dos comerciantes são pequenos produtores do interior do estado. Segundo a SEMOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública) a feira hoje possui cerca de 200 barracas, número que já foi bem maior na década de 90 onde mais 800 barracas ocupava toda sua extensão.

Mas qual será a real causa do declínio desta popular feira? O senhor Antônio, feirante há mais de 20 anos e morador do Nordeste de Amaralina, disse para nossa equipe que acredita que a morte da feira vem acontecendo por conta de crise que o pais vem atingindo, além da seca que atinge uma boa parte da Bahia. Ainda de acordo com o comerciante, a falta de infraestrutura, por parte do poder público, dificulta bastante o trabalho dos que ali ganham a vida. “ O Nordeste de Amaralina cresceu. Hoje tem grandes mercados em nossa comunidade e isso afeta diretamente as nossas vendas, além da falta de incentivo dos governos municipal e estadual em requalificar a nossa feira. Hoje disputamos espaços com os carros que passam no meio da feira”, disse ele.

Agora vamos aguardar para que os nossos gestores públicos, não deixe que nossa tradicional feira de domingo morra, por que faz parte da história da comunidade do Nordeste de Amaralina.

COMPARTILHAR
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.