spot_img

“A invisibilidade da mulher no cárcere” é tema de livro.

Published:

“A Terceira Pessoa Depois de Ninguém”, segundo livro de Emanuela Carvalho, autora de “Antes Feliz do que Mal Acompanhada”, traz relatos de mulheres que estão detidas no Conjunto Penal Feminino no Complexo Penitenciário da Mata Escura. A escuta das histórias, autorizada pela Superintendência de Ressocialização Sustentável, aconteceu entre os meses de janeiro e abril de 2017. De acordo com a autora o objetivo foi ouvir a história de vida de cada uma delas, na tentativa de traçar uma linha do tempo que envolvesse o antes do crime, o durante a detenção e as perspectivas para o futuro, tudo isso num contexto de abandono e invisibilidade ao qual elas são destinadas assim que entram no presídio.

Além das histórias contadas pelas detentas, há o relato da Diretora da Penitenciária sobre o trabalho proposto e executado no presídio e de um dos funcionários, que trabalha há mais de 15 anos no complexo.

A apresentação do livro foi escrita pela Senadora Lídice da Mata. O prefácio é da professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Doutora Verônica Domingues. A orelha é do jornalista e escritor Ricardo Ishmael. A apresentação da autora fica por conta de Luana Trindade, publicitária e a quarta capa é de Marta Cury Maia, editora do Estadão, jornal para o qual Emanuela, a convite de Fausto Macedo, escreve artigos sobre os temas tratados em seus livros. O livro traz fotos de Elias Rosal sobre o cotidiano das detentas.

Os eventos de lançamento contarão com a participação do cantor e compositor Elpídio Bastos.

Lançamento A Terceira Pessoa Depois de Ninguém

15.08 – 09:00h – Conjunto Penal Feminino da Mata Escura (evento para

convidados e imprensa).

18.08 – 17:00 – Restaurante Cais do Porto – Hotel Mercure Salvador Boulevard.

Contatos da autora: (71) 99910-8481 / email: emanuela.carvalho@gmail.com

Foto: Elias

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img