[Mulheres do Nordeste] Professora Analis Moreira: “Ser mulher ultrapassa os limites estipulados pela feminidade”

A professora Analis Moreira Machado tem sua vida pautada na educação. Sua trajetória de vida caminha lado a lado com a história da cinquentenária Escola Professor Bernardino Moreira, fundada por sua mãe, a professora Célia Lis, sem dúvidas uma das mais tradicionais unidades de ensino da região.

Ainda aos 15 anos cursou o magistério no Instituto Nossa Senhora da Salette, Associação das filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Graduou-se em Letras Vernáculas e Pedagogia. Dando seguimento a carreira acadêmica se pós-graduou em gestão escolar, psicopedagogia e educação especial. Na comunidade do Nordeste de Amaralina, lecionou na Escola Estadual Polivalente de Amaralina e na rede privada na Escola Professor Bernardino Moreira. Ensinou também no Colégio Estadual Rafael Serra Vale, no bairro da Pituba.  

Nascida e criada no bairro do Nordeste de Amaralina, a docente explica a importância de interagir com a comunidade unindo a paixão pela educação e a  sua relação com a região: “Optei pela área de educação por amor, e com isso precisamos está inserida não só com as crianças e seus familiares, mas também com o bairro e a sociedade como todo. Tenho sempre cuidado de inserir ações com diferencial positivo na comunidade, fazendo parte dela e se fazer ativa. Principalmente com o engajamento de todos. Porque juntos fortalecemos e promovemos uma educação cidadã, solidária e democrática”

“Hoje estou Vice Diretora da Escola Professor Bernardino Moreira ao lado da mestra Professora Célia Lis com a missão de participar e contribuir na formação de homens e mulheres novos para um mundo novo”, completa Analis.

Orgulhosa da sua condição e mulher e educacora, a professora conclui: “Ser mulher ultrapassa os limites estipulado pela feminidade, principalmente quanto às imposições sociais que muitas vezes definem a mulher como “sexo frágil “. Portanto ser mulher é um DOM. E ser professora é uma VOCAÇÃO”.

COMPARTILHAR
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU