[Opinião] Quantas pessoas devem morrer para os moradores do Nordeste ficarem em casa?

Um título pesado né? Mas infelizmente temos que ir por esse lado. Começo esse texto opinativo fazendo um alerta para toda a região do Nordeste de Amaralina, uma das maiores comunidades periféricas de Salvador. Desde o início do isolamento social é possível ver que grande parte dos moradores da nossa comunidade estão desacreditando da situação que está apavorando o mundo. A pandemia do COVID-19 é real e está matando muita gente, mas tem aqueles que preferem brincar com a more e encaram o isolamento social como uma grande colônia de férias.

Em uma volta rápida pela comunidade, neste final de semana, foi possível ver bares abertos, quadras cheias e os moradores na porta de suas casas bebendo e confraternizando, paredão ligado, churrasco rolando e muitos idosos na rua. Por isso faço a pergunta: quantas pessoas precisaram morrer para que as pessoas acreditem que o caso é sério?

Grande parte dos moradores do Complexo do Nordeste de Amaralina não tem acesso a um plano de Saúde e precisam do Sistema Único de Saúde (SUS). A quantidade de leitos, por mais esforços que o governo do estado e a prefeitura estão fazendo, não serão capazes de atender toda a demanda quando a doença atingir o seu pico e, sobretudo entrar nas favelas. Por isso é preciso que nossos moradores sigam o que está sendo orientados pelos os órgãos oficias, quem puder ficar em casa, fique. O isolamento social não é férias.

Estamos falando da preservação das nossas vidas, das vidas de nossos pais, avós e irmãos. O caos causado pelo Coronavírus é mundial e considerado como uma pandemia. São mais de 34 mil mortes no mundo e 725 mil pessoas infectadas, de acordo com a OMS. Os números altos são consequências de medidas rígidas tardias dos países que apresentavam crescente número de casos.

Nesse momento é preciso ter compaixão e responsabilidade para que logo, logo a gente possa sair dessa grave situação com um número menor de vítimas fatais. Por isso, vai aqui o nosso apelo FICA EM CASA.

COMPARTILHAR
Avatar
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.