[Coluna Nes] Ouvi falar clientes? Para encontrar os clientes identifique esses 2 aspectos

Olá, empreendedora e empreendedor!

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao Design Estrateginovador!

Como vocês estão? E a clientela? Desejo do fundo do coração que estejam bem e prosperem cada vez mais.

Sou a Geisa França e fui convidada pelo Portal Nordesteusou para conversarmos sobre empreendedorismo, fico grata e espero que as informações possam te ajudar.

Então, aqui estamos nesse espaço no qual semanalmente iremos falar sobre empreendedorismo, e Design Estrateginovador. Para quem, Geisa? Para empreendedoras e empreendedores que estão começando ou que querem desenvolver seus negócios. Se conhecer alguma empreendedora ou empreendedor, envia para ela ou para ele, pois juntos somos mais fortes.

Quem disse que não se pode inovar com baixo investimento? Quem disse que por ser um empreendimento pequeno ou iniciante não pode ter bons retornos e produtos e serviços excelentes?

Sabia que ao longo desses mais de 10 aos de atuação percebi que uma das perguntas que os empreendedores mais fazem e que vejo nos grupos onde colaboro é: Como faço para manter o empreendimento e a ter novos e mais clientes?

Quando iniciamos o empreendimento de forma intuitiva, às vezes por necessidade ou por amor a determinada área, nem sempre nos atentamos que é necessário que façamos a comunicação adequada para nosso prospecto (pessoa que possa se tornar cliente) se torne realmente cliente.

Como ter mais clientes? Por tentativa e erro, teste e pesquisa podemos ter várias formas de responder. Aqui porém separei dois tópicos que considero fundamentais tanto para captação de clientes novos quanto para melhor atender as pessoas que já se tornaram clientes anteriormente. Essas duas perguntas formam a base das possibilidades de inovar, gerar novas soluções que as pessoas precisam e consequentemente aumentar as chances de vender mais e ter mais antedimentos. Além disso, quanto mais respondermos a esses tópicos e aplicarmos as respostas em relação às nossas realidades, melhores produtos, serviços e soluções poderemos oferecer.

Os dois tópicos base são esses:

1- Qual problemas meu produto e serviço resolve?

2- Qual desejo meu produto e serviço realiza?

E por considerar base, volta e meia comentarei sobre eles, pois fazem parte do início de uma busca de solução. Isso é que eu chamo de Design Estrateginovador, o Design para empreendedora e empreendedor aplicado ao desenvolvimento de projetos, de negócios para nos ajudar em encontrar soluções.

Podemos considerar essa fase como a “problematização”, na qual de forma simplificada, o empreendedor localiza um problema e busca uma solução. Essa solução pode ser aplicada através de um site, um banner, um folder, um cartaz, um ajuste no atendimento, na mudança da disposição das prateleiras, no troca da cor das embalagens, dentre outras. Por isso importância de anotar as respostas, cada problema ou desejo em relação a uma demanda de mercado traz soluções diferentes e se você empreendedora e empreendedor listar isso você estará com o mapa da mina nas mãos. Um dos mapas da mina.

Através dessas perguntas nós empreendedores podemos obter respostas que nos aproximemos melhor e possamos nos comunicar melhor com nossos prospectos, seja através das mídias sociais ou da divulgação que você já utiliza, sendo diretos, mais específicos e se destacando da multidão.

Quer que seu empreendimento se destaque na multidão? Seja um carrinho de café, a padaria, barraca de frutas, horti-fruti, loja no shopping, profissionais de artesanato, culinária e demais profissionais liberais nossos clientes merecem bons serviços e nós merecemos que os melhores clientes nos encontrem.

Para eles nos encontrarem com mais facilidade, aplicaremos as duas perguntas iniciais na busca de soluções. Revisando, as perguntas são:

1- Qual problemas meu produto e serviço resolve para meu cliente?

2- Qual desejo meu produto e serviço realiza para meu cliente?

Comento sobre estas perguntas no vídeo abaixo, a partir do minuto 10:00. Esse vídeo é o primeiro de uma série de aulas que estou realizando.

São 365 aulas, uma por dia, ao vivo e gratuitas para ajudar empreendedoras e empreendedores a desenvolverem seus negócios. Nessas aulas falamos sobre a importância do cliente.

O cliente é o foco do empreendimento a final de contas os produtos e serviços são para serví-lo e o retorno, o voto de confiança ou a recompensa pelo bom trabalho realizado vem através do cliente pelo pagamento. O pagamento faz o fluxo do caixa acontecer e mantém o empreendimento funcionando e pode trazer os retornos para o empreendedor se manter e realizar os seus sonhos.

Está vendo como o cliente é importante? E hoje com as diversas mídias, a atenção do cliente está mais concorrida.

Como fazer o cliente notar o empreendimento e o valorizar mais? Um passo inicial é mostrar para ele no que você pode auxiliá-lo daí a importância de sabermos a resposta dessas duas perguntas acima e aplicar as respostas positivamente nas suas estratégias, assim sua comunicação pode ser mais direta, pode economizar seu tempo e dinheiro, economizar o tempo do cliente que estava procurando pelo que você oferece de solução (produto, serviço) e aumenta a chance de chamar a atenção dele em meio a tanta concorrência de informação.

O que adianta ter o melhor produto e serviço se o prospecto não souber que ele existe e quão bom ele é? Fazer o empreendimento ser mais valorizado ou melhor percebido pode ser realizado através de processos, ações, testes, validações. O Design Estrateginovador pode nos auxiliar nisso.

Espero que você possa aplicar as dicas e tenha cada vez mais sucesso!

Obrigada pela sua presença aqui.

Até o próximo vídeo e à próxima publicação

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Redação NES
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