Carnaval facilita contágio de herpes; saiba como se proteger

Carnaval de Salvador, exposição ao sol, baixa imunidade do folião somadas ao verão intenso formam a combinação propícia para o desenvolvimento de vírus como o herpes humano (HSV), que segundo Ministério de Saúde e da Fundação Médica Brasileira atinge ao menos 95% dos brasileiros.

Para esclarecer sobre os cuidados durante a folia, a dentista Margareth Macedo explica que a herpes é uma infecção viral bastante contagiosa, caracterizado pelo aparecimento de bolhas na região dos lábios, parte íntima ou até mesmo em outros locais como os olhos. A contaminação é através do contato direto com a ferida, bolha que estourou, por beijo ou pelo contato sexual desprotegido.

“É normal sentir coceira e ardência nos locais das lesões, depois surgirem pequenas bolhas agrupadas. As bolhas rompem-se e liberam um líquido rico em vírus e forma uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença, e muito comum no verão. A ferida começa a secar e formar uma crosta. Dura entre de 5 e 10 dias” explicou a dentista.

Margareth também falou sobre os sintomas, que não necessariamente se apresentam. Entre os sinais estão o formigamento, queimação seguido de bolhas que estouram. Os sintomas podem ser tratados.

“Assim que os sintomas manifestarem é importante procurar um dentista ou um dermatologista, pois quanto mais cedo for tratado mais rápido diminui o desconforto e prolonga o tempo de aparecimento”.

Ainda de acordo com a dentista, existem cuidados que podem ser tomados para evitar pegar o vírus. “O ideal seria evitar beijar qualquer pessoa durante o carnaval ou festa. Isso seria o ideal, mas isso é quase que impossível, então outros cuidados seriam: Não beber na mesma lata de cerveja ou refrigerante, não compartilhar talheres e escovar de dentes”, indica a especialista.

Fonte: Varela Notícias

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.