245 pessoas são diagnosticadas IST’s em Salvador; 43 tiveram teste positivo para HIV

Balanço foi feito entre quinta (20) e terça-feira (25). Diagnósticos de HIV tiveram aumento, enquanto sífilis e hepatites diminuíram.

Carnaval: 245 pessoas são diagnosticadas IST's em Salvador; 43 tiveram positivo para HIV — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nos seis dias oficiais do carnaval de Salvador, entre quinta (20) e terça-feira (25), 245 pessoas são diagnosticadas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), pelo projeto “Fique Sabendo”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

De acordo com a secretaria, do total de 245, 43 tiveram diagnóstico positivo para HIV, 187 para sífilis e 15 para hepatites B e C. Em comparação com o carnaval de 2019, houve uma diminuição de três casos: 249 pacientes reagentes para uma das IST’s no último ano.

Apesar da diminuição nos números gerais, as ocorrências de HIV tiveram aumento expressivo, em relação ao mesmo ano: 26 pessoas em 2019, uma diferença de 17.

Os casos de sífilis tiveram diminuição de 9%: 187 testes positivos contra os 206 detectados no último ano. As hepatites tiveram a maior diminuição: 50% a menos. Ainda de acordo com a secretaria, 1.716 foliões fizeram os testes.

Os pacientes que tiveram diagnóstico positivo para sífilis iniciaram o tratamento ainda no circuito da folia. Já quem teve diagnóstico positivo para outras DSTs foi encaminhado para unidades de referência da prefeitura, para tratamento gratuito integral.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.