‘Guiguio não pode ficar fora do Carnaval de Salvador’, lamenta produtor do artista

De acordo com Maurício Souza, que é filho do cantor, há mais de 3 anos ele se inscreve em editais públicos, mas não obtém aprovação

Foto : Dani Mawii / Divulgação

Por Metro 1

Guiguio, um dos mais importantes cantores de bloco afro (além de o mais antigo em atividade) pode ficar mais uma vez fora do Carnaval de Salvador em 2019. E não por falta de iniciativa. Filho e produtor do artista, Maurício Souza, o Mr. Armeng, garante que inscreveu o popular “Gogó de Ouro” em todos os editais públicos para a festa nos últimos 3 anos, mas nunca obtém resposta positiva. “Infelizmente existe um processo que inviabiliza a participação dele, que é a falta de conhecimento de quem é e foi Guiguio”, lamenta, em conversa com o Metro1.

Após mencionar que Guiguio fez, no ano passado, alguns shows com percussionistas do Ilê Aiyê, e que a receptividade do público foi boa, o produtor volta a falar dos editais. “No da Secult, inclusive, eu o inscrevi na categoria ‘Antigos Carnavais’, onde ele iria fazer um resgate de musicas do Apaches, Alafin, Tenda de Olorun, Badauê, Olodum, Ilê Aiyê… e nada. Concar, nada. Só resta agora a Bahiatursa”, diz.

Armeng prossegue: “Está mais do que provado que a poesia e o ritmo vêm de nós, mas não somos os protagonistas nas horas boas. Guiguio tem 38 anos de carreira, é um griô da nossa cultura, e Salvador, como cidade da música, e a Bahia, como um dos berços da cultura afro no mundo, não poderiam deixar de ter na sua programação o cantor mais velho de blocos afros em atividade”. 

Além de intérprete consagrado, Guiguio é também autor de clássicos da música baiana como “O Mais Belo dos Belos”, “Por Amor ao Ilê”, “Adeus Bye Bye”, “Pérola Negra” e outras que compõem os repertórios de inúmeros artistas.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.